Exame Logo

Review: Xbox One

O Xbox One não quer ser apenas o seu próximo videogame, mas sim a sua central de entretenimento multimídia.

Xbox One (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 09h58.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h00.

O Xbox One não quer ser apenas o seu próximo videogame, mas sim a sua central de entretenimento multimídia. Confira a seguir o review do novo console da Microsoft, vendido no Brasil por 2.299 reais, quase metade do preço do PlayStation 4.
  • 2. Construção e Design

    2 /13(T3)

  • Veja também

    O Xbox One claramente não é tão fino como o PS4, ele chega a ser grande, um aparelho bruto que lembra bastante um videocassete Betamax de 1984. Ele tem 263 por 80 por 305 mm e pesa 3,2 kg. Esse é um aparelho feito para ser colocado embaixo da sua televisão, com o sensor Kinect captando imagens de toda a sua sala. Se você coloca-lo na posição vertical, a Microsoft não se responsabiliza pelos riscos nos CDs que o console pode fazer. O Kinect é conectado na parte de trás do aparelho, junto com as entradas HMDI (in e out), três portas USB de alta velocidade, conector Ethernet, S/PDIF para áudio ótico e suporte a IR. O também console pode ler discos Blu-Ray, uma vez que o aplicativo seja baixado. Por trás da aparência, o Xbox One conta com um processador de oito núcleos com GPU de 853 MHz, HD não removível de 500 GB de armazenamento e 8 GB de RAM. Além disso, ele tem Wi-Fi 802.11. Ele é bastante silencioso ao ser ligado.
  • 3. Recursos

    3 /13(T3)

  • Se tudo isso soa intimidador, não se preocupe, instalar o aparelho é muito simples. O Kinect, o cabo de energia e – se você quiser usar o console para ver TV – grande parte dos transmissores de TV por assinatura podem ser conectados na parte traseira do aparelho. Uma vez ligado, o Xbox One vai perguntar se você tem uma conta. Se sim, será preciso se conectar à internet para carrega-la. Se não – ou se você estiver offline – você pode criar um do zero. Entretanto, estando conectado tudo fica mais fácil. Logando com o seu perfil, instantaneamente você terá suas conquistas, saves, listas de amigos e avatares importados do Xbox 360. Isso não elimina a conta do seu console antigo. Isso também ativa a sua Xbox Live Gold Status, caso você tenha. É possível permitir que Kinect faça uma moldura da sua aparência física para criar seu perfil e, dessa forma, sempre que você estiver em frente do videogame ele dirá “Olᔠe o login será feito na sua conta. Se outra pessoa estiver logada, ele dará duas opções de acesso. Ele chega a identificar se o jogador está com o controle em mãos.
  • 4. Recursos

    4 /13(T3)

    A interface de usuário tem um visual que lembra o Windows 8, com uma série de quadrados coloridos, que os jogadores podem navegar lateralmente, mas com o controle, comandos e voz ou gestos com as mãos. Você também pode “segurar” o canto da tela para minimizar a transmissão de entretenimento, trocar de canais usando controles de voz e até mesmo programar o Kinect para ligar o console quando você disser “Ligar Xbox “.
  • 5. Interface

    5 /13(T3)

    O menu também é dividido em categorias: Pinos, Home e Loja. A home é a tela inicial que conta com as personalizáveis lista de amigos, jogos e lista de recursos de mídia. Agora é possível ter até 1 mil amigos e você também pode seguir outros jogadores, assim como no Twitter. A Página de Pinos ontem os apps favoritos dos jogadores, de acordo com a quantidade de vezes que eles foram acessados. A Loja tem ofertas,de jogos, filmes, programas de TV, música e aplicativos para download – alguns deles são pagos. Também é possível usar o Bing para ver se o que os jogadores querem está disponível. Há uma longa,lista de aplicativos de mídia disponíveis, embora nem todos eles estejam disponíveis, segundo os testes do T3. Entretanto, a empresa informou que isso não acontecerá a partir do lançamento mundial do console, na próxima sexta-feira (22).
  • 6. Interface

    6 /13(Divulgação)

    Testamos o Fitness App, que traz personal trainers famosos para ajudar os jogadores se exercitarem usando o Kinect. Também conseguimos conversar com amigos por meio do aplicativo do Skype e navegar na web usando a função Snap, que permite que executar dois apps ao mesmo tempo.
  • 7. Kinect

    7 /13(T3)

    O sensor Kinect recebeu uma série de novidades. Ele agora consegue até mesmo monitorar batimentos cardíacos e a densidade muscular do usuário. O Kinect também tem integração com o Skype. Não só o sensor de produzir um streaming de vídeo do jogador com uma qualidade bastante razoável, mas se ele se levantar e caminhar pela sala, a câmera irá rastreá-los. A fidelidade do sensor e os requisitos espaciais têm sido amplamente melhorados - Os jogadores não precisam mais ficar tão longe de seu aparelho de TV - embora os jogadores possam ter que repetir comandos de voz.
  • 8. Kinect

    8 /13(Divulgação)

    O Kinect também pode detectar mais jogadores, até seis pessoas podem jogar um game ao mesmo tempo agora e o sensor de reconhecimento facial consegue diferencia-las Vale ressaltar que o Kinect está melhor em filtrar luzes e sons, O sensor funciona até quando o ambiente está quase escuro e o sinal não é interrompido por luzes direcionadas a ele. Ele também diferencia vozes de sons da própria TV.
  • 9. Controle

    9 /13(T3)

    À primeira vista, o controle do Xbox One parece muito similar ao do Xbox 360. Mas ao pegá-lo e brincar por alguns minutos, as melhorias tornam-se aparentes. Os gatilhos são mais suaves, os botões superiores e o D-pad estão mais ágeis e a pegada do controle é ótima. Ele parece mais almofadado para a mão do usuário e a superfície é lisa e esbelta. Em vez de um botão Start e Select, você tem um Apps e botão Menu, mas eles servem aos mesmos fins no jogo. A melhoria mais notável são os filtros de vibração sob a carcaça do controle, que dão aos jogadores uma sensação de imersão que o Xbox 360 não consegue.
  • 10. Controle

    10 /13(T3)

    Em um título como Forza 5 que transmite a sensação de um motor rugindo e o impulso sutil de uma mudança de marcha. Em Call Of Duty Ghosts, em que há ação suficiente para deixar filmes do Bruce Willis para trás, eles transmitem todas puxadas de gatilhos e estremecem a cada explosão. Muito foi refeito no novo controle, portanto, o controle é uma melhoria significativa em relação ao seu antecessor.
  • 11. Games

    11 /13(T3)

    O Forza 5 é sem dúvidas o principal título para Xbox One. O simulador de corrida também é o que melhor demonstra o anunciado recurso que permite jogar na nuvem. Logo no começo, os jogadores terão que competir com os concorrentes virtuais Drivatars, trazidos pela conexão com a nuvem. É possível criar o seu próprio Driavatar, que pode te representar quando você não estiver jogando. Ryse Son of Rome é um jogo de ação e aventura que se passa na Roma Antiga. O game é descrito como um “jogo épico de vingança abrangendo toda uma vida”. Os jogadores controlam Marius e sua legião até mesmo com comandos de voz, via Kinect. O contexto histórico não é muito preciso, Mas se gosta da Roma Antiga, essa provavelmente é a melhor opção.
  • 12. Games

    12 /13(Divulgação)

    Dead Rising 3 é a terceira edição do game da Capcom que evita as raízes de George A. Romero e vai direto para o sombrio mundo de The Walking Dead. Com foco no mecânico Nick, que cria armas incríveis combinando tudo que está ao seu redor no momento de um ataque de zumbis. O jogo é em parte um conto sobre moralidade e em outra puramente assustador. Ótimo jogo. Para downloads, o Killer Instinct será uma boa opção para veteranos do árcade, enquanto o Crimson Dragon e o Lococycle são exemplos medianos dos títulos da DLC. Já o Zoo Tycoon e o Kinect Sports Rivals tem foco em jogadores casuais e estão entre os jogos exclusivos que merecem destaque. Há também diversos outros jogos, muitos deles também disponíveis para PS4. Sim, há problemas com a apresentação do Call Of Duty: Ghots com resolução de 720p, mas se isso realmente te desanimar a esse ponto, então você não está vendo todos os lados bons do Xbox One.
  • 13. Conclusão

    13 /13(T3)

    Assim como seu rival PS4, o Xbox One tem muito potencial, mas há muito a ser feito a partir do lançamento. Sem dúvidas, ele já garante uma boa dose de diversão, mas no momento, os fabricantes, desenvolvedores de games e o público – especialmente os que criaram polêmica quanto ao fato do console estar sempre ligado – apenas entendem o videogame de maneira preliminar. Assim como ninguém pôde imaginar como seria o desempenho o hub de abrangente de mídia Xbox 360 no mercado em 2006, não podemos prever a estrada à frente do Xbox One. Mas quanto às suas especificações e investimento do fabricante, ele tem um grande potencial como uma central multimídia de entretenimento.
  • Acompanhe tudo sobre:GamesINFO

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame