São Paulo - Em fase de testes há 15 dias, uma nova rede social deve ser lançada na semana que vem. Batizado de iCampus Social, o site vai fazer rankings do conteúdo postado pelos usuários.
À primeira vista, a rede parece um misto de Twitter e Facebook . Nela, cada usuário pode compartilhar com amigos mensagens de texto com até 200 caracteres.
Uma vez publicadas, elas podem ser comentadas e avaliadas positivamente por meio do botão "gostei".
De acordo com Bruno Araújo, fundador do site, os conteúdos mais aprovados serão postos em evidência na rede social.
Reprodução
"No iCampus, as pessoas não vão atrair pelo que são fora da rede, mas só pelo que produzem dentro dela", afirmou Araújo em entrevista à EXAME.com. Ele aposta nos rankings como grande diferencial do site.
Modelo de negócios
Voltada para jovens, a nova rede social não deve contar com banners de publicidade para gerar dinheiro. "Estamos trabalhando num modelo de negócios integrado ao sistema", afirma Araújo.
Segundo ele, a inspiração para monetizar o iCampus são as palavras-chaves patrocinadas do Google.
Atualmente, a startup que toca o projeto é formada por Araújo (de 19 anos), o irmão Rafael (de 18) e mais dois amigos.
Apesar da pouca idade, Araújo é estudante do último período do curso de análise e desenvolvimento de sistemas e tem planos ousados para o seu site.
Planos
Nas próximas semanas, o iCampus deve ganhar uma versão para tablets e smartphones e uma tradução para o inglês.
"Temos registrado muita procura de pessoas da Índia e dos EUA pelo nosso site", afirma Araújo.
Dentro de três meses, ele pretende ainda incorporar ao iCampus recursos como chat e álbum de fotos.
"Queremos ser o serviço de rede social mais usado do Brasil em dois anos", afirma Bruno.
É uma meta ambiciosa.
São Paulo – Em um mundo virtual dominado pelo Facebook e seus mais de 900 milhões de usuários, é difícil imaginar que ainda exista espaço para novidades no que diz respeito às
redes sociais . A grande surpresa é que sim, existe, e não é pouco. A quantidade de redes sociais que têm objetivos e públicos específicos é enorme e, mês a mês, surge uma novidade. Há uma dedicada inteiramente para os amantes da boa gastronomia, assim como existe outra que se propõe a ser uma rede social reservada aos homens. Independente do seu propósito, a maioria delas ainda é desconhecida pelo grande público. Por isso, EXAME.com selecionou 7 redes sociais, com objetivos diferentes, e que você não pode deixar de conferir.
2. Foodie.com 2 /8(Reprodução)
Lançada no começo do ano,
Foodie é uma rede social destinada aos amantes da boa comida. O seu objetivo é oferecer aos usuários a chance de descobrirem novos sabores, receitas ou restaurantes. É também um local onde os amantes da gastronomia podem entrar em contato com outros que dividem as mesmas preferências. O usuário pode adicionar suas próprias receitas à rede ou ainda pode procurar por alguma específica. Neste segundo caso, e um dos destaques da rede, pode se ter acesso a dicas de outros usuários ou do seleto grupo chamado Foodie Ambassadors (Embaixadores do Foodie). Este grupo é formado por críticos, chefs e blogueiros de gastronomia em geral e que também deixam suas contribuições acerca de novos restaurantes ou pratos imperdíveis. A rede social, como não poderia deixar de ser, tem design elegante e é recheada com belas imagens de pratos que dão água na boca. Todo o conteúdo, porém, está disponível apenas em inglês. O acesso ao Foodie é gratuito, não requer convites, e pode ser feito a partir do perfil do Facebook.
3. Gentlemint 3 /8(Reprodução)
O sucesso estrondoso do Pinterest, especialmente entre o público feminino que corresponde a mais da metade dos visitantes da rede, abriu precedentes para que outros sites com a mesma proposta surgissem. E se o Pinterest é um local essencialmente feminino, existem outros que tem os homens como público alvo. Um deles é o
Gentlemint, lançado no começo de 2012. A rede social foi concebida por dois amigos, Glen Stansberry e Brian McKinney, em apenas 12 horas regadas a muito bourbon. O seu objetivo é, basicamente, ser um local no qual os homens possam dividir assuntos mais, digamos, masculinos, em termos de humor, estilo e o que mais acharem pertinentes. Como a rede social é muito recente, a pequena equipe está trabalhando em ajustes e funcionalidades. Portanto, o cadastro de novos usuários ainda está sujeito a convites. Para receber o seu, basta cadastrar-se e aguardar. De acordo com os criadores no blog oficial da rede, todos serão aceitos, é apenas uma questão de tempo para que a pequena equipe dê conta de cadastrar todos os pedidos.
4. Path 4 /8(Reprodução)
Uma das coisas mais bacanas do Facebook é a maneira com a qual se compartilha o que quiser para todos os seus amigos na rede social. A facilidade porém, pode ser uma armadilha, especialmente para quem tem em sua lista não apenas amigos, mas também colegas de trabalho, por exemplo. Pois a rede social
Path tem como objetivo ser o oposto de tudo isso. A ideia é manter um círculo diminuto de pessoas realmente próximas. Assim, o usuário poderá dividir tudo o que quiser (vídeos, fotos e localização), com direito a fotos e sem medo de expor sua privacidade para quem não deveria. Lançada no final de 2010, o Path não tem versão para web e já conta com pouco mais de 2 milhões de usuários. Está disponível apenas como app gratuito para iPhone e Android, o que reforça sua característica de diário que acompanha o usuário onde quer que ele esteja. O Path também oferece a possibilidade de compartilhamento no Facebook e Twitter, se assim o usuário desejar.
5. Pose 5 /8(Reprodução)
Uma das grandes manias da mulherada é expor em seus perfis os chamados “Looks do dia”, fotos capturadas que mostram a roupa escolhida para o trabalho, por exemplo, com a descrição completa de cada item. Quem tem o hábito de fazer isso não pode deixar de conhecer o
Pose, uma rede social dedicada inteiramente à atividade. Lançada há pouco mais de um ano, o objetivo da rede é conectar mulheres com os mesmos interesses ao permitir o compartilhamento de fotos e a interação entre usuárias. No Pose ainda é possível marcar cada peça com a marca ou loja onde foi comprada, facilitando que quem gostou possa encontrar um modelo igual. A rede social possui, além de uma versão na web, apps para Android e iPhone e também permite que os looks sejam compartilhados em outras redes, como Facebook e Twitter.
6. Untappd 6 /8(Reprodução)
Cervejeiros de plantão também tem um espaço inteiro dedicado ao seu assunto predileto: cerveja. O
Untappd, lançado há pouco mais de um ano, é o local perfeito para dividir experiências relacionadas ao variado mundo da cerveja. No espaço chamado “The Pub”, é possível ficar sabendo onde e o que seus amigos estão bebendo. Ao clicar na cerveja, a rede oferece então todas as informações sobre a bebida, como seu fabricante, onde é produzida, quem a está bebendo no momento. Outro local da rede, chamado “Top Rated”, o usuário pode ver quais os rótulos mais bem avaliados e adicioná-los à sua lista de desejos. A rede social conta com versões mobile gratuitas para iPhone e aparelhos Android, seu conteúdo é em inglês e disponível apenas para maiores de idade.
7. Friends of Wikileaks 7 /8(Reprodução)
Apesar de não ser oficialmente ligada ao Wikileaks, a rede social
Friends of Wikileaks tem o propósito de reunir pessoas que compartilham os princípios e apoiam a organização de Julian Assange. A ideia é que, ao conectar pessoas com ideais similares, os mesmos consigam formar um forte movimento de ciberativismo. De acordo com o manifesto escrito no site do FoWL, todos os dados dos usuários são criptografados e são invisíveis para quem não faz parte da sua rede imediata de amigos. Tais medidas de segurança, segundo o manifesto, servem também para proteger os usuários da vigilância e ataques de agências de inteligência, privadas ou governamentais. Para participar, usuário faz o cadastro e recebe um código formado por números e letras que servirá para realizar o login. A própria rede irá indicar 6 amigos com base na sua localização imediata e mais 6 que falem os mesmos idiomas do usuário e que estejam em outros países. Os amigos podem ser excluídos à vontade, por questões de afinidade por exemplo. Nestes casos, a rede irá oferecer um novo nome para substituí-lo. A rede ainda não está 100% em funcionamento, mas aceita cadastros e garante que irá começar, em breve, a indicação de amigos para os usuários que já fazem parte do FoWL. O registro é feito em poucos minutos e é completamente gratuito.
8. So.cl 8 /8(Reprodução)
Lançada em maio de 2012, em silêncio quase absoluto, o
So.cl é uma rede social desenvolvida pela Microsoft. De acordo com a empresa, a rede é um projeto experimental conduzido pelo Microsoft FUSE Labs – departamento responsável por elaborar produtos e pesquisas com foco em experiências sociais. A ideia é que seus usuários criem e compartilhem histórias e experiências em posts que formam uma espécie de “colagem virtual”. Além disso, a rede permite que o usuário construa os próprios feeds com tópicos de seu interesse. Também é possível compartilhar vídeos com seus amigos através da opção “Video Party”. O cadastro na rede social é gratuito e pode ser feito através do perfil do Facebook. O conteúdo apresentado pelo So.cl e que pode ser adicionado aos posts é oferecido pelo buscador da Microsoft, o Bing.