Rede social Atados estimula voluntariado em São Paulo
Site lançado hoje já oferece 150 diferentes vagas para mais de mil voluntários
Da Redação
Publicado em 31 de outubro de 2012 às 15h18.
São Paulo - Muita gente já pratica o bem no país. Estima-se que 35 milhões de brasileiros - o equivalente a 18% da população - doam tempo, dinheiro ou trabalho - ou todos eles - a instituições beneficentes. Essa taxa cresce a cada ano, mas a taxa de voluntários brasileiros é a metade da taxa mundial: mais de 2,5 bilhões de cidadãos se engajam em atividades voluntárias, o que equivale a 37% da população, de acordo com o Ibope Inteligência, em parceria com a WIN - Worldwide Independent Network of Market Research.
Intrigados com as estatísticas baixas quando comparadas às taxas mundiais, quatro estudantes de Administração de Empresas da FEA-USP - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - André Cervi, Bruno Tataren, Daniel Morais e Luis Madaleno - desenvolveram um site que será lançado oficialmente hoje, 30, com o objetivo de ampliar o senso de comunidade na sociedade e levar cada vez mais pessoas a entrar nessa corrente.
Com o apoio de 70 organizações parceiras que atuam na cidade de São Paulo, a rede social Atados promete ser um espaço para facilitar o acesso a diversas oportunidades de voluntariado. Para garantir a escolha da causa ideal, o site leva em conta suas preferências de atuação, sua localização e o perfil de quem você vai ajudar. Nele, ainda é possível compartilhar atividades e experiências, além de estimular amigos a participar de ações voluntárias. Acompanhe também a iniciativa pela fan page Atados - Juntando gente boa no Facebook.
Além de incentivar a prática da cidadania, o voluntariado é capaz de munir o cidadão contra doenças emocionais, como depressão (saiba mais na reportagem Solidariedade preciosa). Segundo o Ibope, essa prática também não tem classe social: 43% dos voluntários são da classe C, 40% das classes A e B e 17% das C e da D. Em média, o voluntário doa 4,6 horas por mês.
Assista ao vídeo: