Tecnologia

Receita atenderá pessoa física por smartphones e tablets

As alterações permitirão que o contribuinte emita o Darf para pagamentos de cotas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e calcule o valor do imposto a ser pago


	A Receita espera autorização da Apple nos próximos dias para o aplicativo utilizado por produtos da empresa (IOS)
 (Emmanuel Dunand/AFP)

A Receita espera autorização da Apple nos próximos dias para o aplicativo utilizado por produtos da empresa (IOS) (Emmanuel Dunand/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2013 às 18h36.

Brasília - A Receita Federal lançou nesta sexta-feira (15) a ampliação dos serviços oferecidos para pessoa física por meio de smartphones e tablets.

As principais alterações permitirão que o contribuinte emita o Darf para pagamentos de cotas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e calcule o valor do imposto a ser pago.

A coordenadora de sistemas da Coordenação de Tecnologia (Codec) da Receita, Maria Rita de Abreu, disse que a Receita também estuda a possibilidade de permitir que a declaração do IRPF seja entregue por meio de dispositivos móveis. Mas não quis fixar uma data.

"Temos alguns protótipos. A ideia é sempre ir soltando alguma novidade. A facilidade de desenvolver é rápida, mas há uma série de responsabilidades por traz, por conta do sigilo da Receita", afirmou.

"A gente considera que esse mundo exige uma nova forma de comunicar com a sociedade que está surgindo", completou. Ela previu que muitas pessoas deixarão de ter laptops no futuro para usarem apenas tablets e celulares.

A nova versão lançada hoje está disponível para o sistema operacional Android. A Receita espera autorização da Apple nos próximos dias para o aplicativo utilizado por produtos da empresa (IOS). Para emitir o Darf, o contribuinte deve fazer um cadastramento prévio do dispositivo móvel no Centro virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC).


O aplicativo calcula os valores do IR devido desde 2006, incluindo juros e multa. Mas, segundo o Supervisor Nacional do Imposto de Renda da Receita, Joaquim Adir, o cidadão poderá usar o novo sistema para emitir o DARF para o pagamento do Imposto de Renda deste ano. O documento poderá ser salvo também na pasta de imagem do tablet ou do celular.

Em outra funcionalidade, o contribuinte poderá calcular mensal ou anualmente o valor do Imposto de Renda a ser pago ou restituído. O usuário informa os valores solicitados, como rendimentos e deduções e o aplicativo gera o montante a ser pago.

No cálculo anual, o aplicativo identifica a melhor forma de tributação (completa ou simplificada), as deduções legais e o desconto padrão, no caso de declarações pelo sistema simplificado.

Entre os novos serviços também estão um "Perguntão" sobre o IRPF 2013 e um "Quiz" para testar os conhecimentos sobre a declaração do imposto de renda.

A Receita informou que o banco de dados do "Perguntão" é composto por 300 perguntas, mas é apresentado em um bloco de 10 questões a cada acesso.

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicareceita-federalSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025