Tecnologia

Razer Ouroboros

Avaliação de Lucas Massao / A marca Razer já virou sinônimo de produtos voltados para gamers. O que para muitos pode parecer inútil, para quem joga de maneira competitiva cada ajuste a mais conta. Feito para quem quer o máximo de sensibilidade e várias possibilidades de configuração, o Razer Ouroboros desempenha o seu melhor em […]

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2013 às 10h00.

logo-infolab

Avaliação de Lucas Massao / A marca Razer já virou sinônimo de produtos voltados para gamers. O que para muitos pode parecer inútil, para quem joga de maneira competitiva cada ajuste a mais conta.

Feito para quem quer o máximo de sensibilidade e várias possibilidades de configuração, o Razer Ouroboros desempenha o seu melhor em qualquer superfície.

Corpo e construção

O visual acompanha a tendência dos produtos da marca. Agressivo e com ângulos agudos. A ideia de ser algo moldável e modular se confirma com os ajustes de inclinação da parte traseira e extensão do mouse. Quando as horas de jogatinas começarem a pesar, o mouse conta com descanso de pulso e dois tipos de descanso para os dedos.

O material não é nada extraordinário: plástico comum. Mas o que chama atenção é a tinta. Por ser áspera, ela fornece boa aderência e resistência ao suor das mãos.

Utilização

A característica mais ressaltada pelo fabricante é os 8200 DPI. Para explicar de uma maneira simplificada, isso significa que o mouse reconhece 8200 estímulos por polegada.  Algo surreal em termos práticos. Usar esse potencial logo de cara é praticamente impossível, sendo necessário começar de baixo, nos 800 DPI, e ir aumentando gradativamente.

Outro ponto destacado é o sistema com dois sensores de rastreamento: laser e óptico. A captação de movimentos do mouse é feita pelo primeiro enquanto o segundo faz o “z axis tracking”, ou seja, avaliação e adaptação ao relevo onde o mouse está sendo utilizado.  Ao aliarmos as duas tecnologias, conseguimos um desempenho semelhante tanto em superfícies lisas quanto em superfícies irregulares.

<

h3>Do seu jeito 

Podendo ser utilizado somente com o driver do Windows, o Ouroboros atinge vários níveis de configuração através do software Synapsis 2.0. O nível mais simples é utiliza-lo para configurar os 11 botões individualmente ou atribuir uma entre oito funções como troca de perfil, tecla de teclado ou abrir programas e páginas da internet. 

Também é possível mexer em itens de menos importância como intensidade dos leds e dar um efeito de aceleração ao mouse.

A possibilidade de criar uma sequencia de comandos em intervalos específicos é, definitivamente, a função mais útil do programa. O chamado “macro” pode ser explicado da seguinte maneira. Vamos supor que eu queira apertar as teclas ALT, TAB e ENTER em certos intervalos de tempo. O macro permite que ao apertar o botão direito do mouse, por exemplo, a sequência ALT- intervalo de 0,2 segundos- TAB- intervalo de 3 segundos e ENTER seja executada.

Seria realmente chato ter que configurar tudo isso a cada vez que você trocar de computador, certo? Com o Synapsis 2.0, todas as configurações de seu mouse ou teclado ficam armazenadas em um perfil online economizando tempo e eliminando possíveis dores de cabeça.

Considerações finais

A variedade de configurações possíveis e a alta sensibilidade tornam o Ouroboros um excelente mouse para gamers que gastam horas e mais horas em jogatinas. Infelizmente o preço acessível no exterior sofreu uma leve inflação ao chegar no Brasil.

Ficha técnica

SensorÓptico e laser
DPI800 min - 8200 máx
Bateria1 pilha AA (recarregável)
Peso136 g

Avaliação técnica

Prós11 botões configuráveis,leve,extremamente sensível,aceita macros, adaptação à superfície.
ContrasBotões sensíveis demais para algumas pessoas.
ConclusãoUm mouse de excelente qualidade para gamers, mas que pode não ser explorado ao máximo por quem não joga.
Configuração9,2
Usabilidade9,5
Design 9
Média9.3
PreçoR$ 689
Acompanhe tudo sobre:GamesMousesRazer

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições