Tecnologia

Programador de site de passagens mais baratas é processado

Programador de 22 anos está sendo processado pela companhia United Airlines por ter criado um site que ajuda pessoas a encontrar passagens aéreas mais baratas


	Avião da United Airlines: algumas passagens saem por até 67% menos
 (Saul Loeb/AFP)

Avião da United Airlines: algumas passagens saem por até 67% menos (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 12h52.

São Paulo - Um programador de 22 anos está sendo processado pela companhia United Airlines por ter criado um site que ajuda pessoas a encontrar passagens aéreas mais baratas por meio de um método conhecido como "cidade escondida".

Aktarer Zaman fundou o Skiplagged.com no ano passado, e utiliza um algoritmo para encontrar voos em que o destino final do passageiro esteja em uma escala para outra cidade – aí o viajante deixa o aeroporto sem voar o último trecho. Dessa forma, o passageiro consegue encontrar tickets por preços mais baixos do que se houvesse pesquisado o seu destino verdadeiro. Algumas passagens saem por até 67% menos.

Há, porém, algumas limitações: é possível comprar apenas a passagem de ida, e o viajante não pode despachar bagagens, que seriam levadas à cidade final.

Esse método não é novo, e é possível executá-lo de forma "manual". O que Zaman fez foi automatizar o processo e criar uma interface amigável para o consumidor.

No processo, o jovem programador e seu site são acusados pela United Airlines de "competição injusta" e promoção de técnicas proibidas. Como compensação, a empresa exige 75 mil dólares em prejuízos.

Em entrevista a CNN, Zaman diz que sabia que um processo seria inevitável, mas que não há ilegalidade alguma em seu projeto. Ele argumenta que não lucrou, e que a página servia apenas para ajudar pessoas a conseguir bons preços, explorando uma "ineficiência" das empresas conhecida há décadas por pessoas do meio.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteInternetAviaçãocompanhias-aereasSitesProgramadoresUnited AirlinesProcessos judiciais

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA