Tecnologia

Prevista para esta sexta, pré-venda do iPhone Air é adiada na China por impasse sobre eSIM

Impasse decorre da decisão da Apple de lançar o iPhone Air como o primeiro aparelho que funciona exclusivamente com eSIM em todo o mundo; na China, o recurso nunca foi amplamente adotado

iPhone Air é o modelo mais fino já lançado pela Apple, com apenas 5,6 mm de espessura

iPhone Air é o modelo mais fino já lançado pela Apple, com apenas 5,6 mm de espessura

Publicado em 12 de setembro de 2025 às 13h58.

Inicialmente prevista para esta sexta-feira, 12, a Apple adiou a abertura da pré-venda do iPhone Air na China continental. O motivo está ligado a questões regulatórias sobre o eSIM, tecnologia que substitui o chip físico e ainda não é amplamente usada no país.

Na página chinesa do produto, a empresa informa apenas que “os detalhes de lançamento serão atualizados posteriormente”. O plano original era abrir a pré-venda no mesmo horário dos Estados Unidos, às 8h de Nova York (9h em Brasília), com início das entregas a partir da próxima sexta-feira, 19.

Enquanto isso, os outros três modelos lançados nesta semanaiPhone 17, 17 Pro e 17 Pro Max — já estão disponíveis para encomenda e começam a ser enviados na próxima semana.

O impasse decorre da decisão da Apple de lançar o iPhone Air como o primeiro aparelho que funciona exclusivamente com eSIM em todo o mundo. Na China, o recurso nunca foi amplamente adotado. Aparelhos fabricados para o mercado local ainda não contam com suporte, incluindo modelos anteriores da Apple e os três novos iPhones 17 vendidos no país.

Até o início desta semana, a página de suporte da Apple dizia que apenas a China Unicom oferecia eSIM compatível com o iPhone. Agora, o texto foi alterado para informar que, “dependendo da aprovação regulatória”, todas as três operadoras estatais — China Mobile, China Telecom e China Unicom — passarão a oferecer o serviço.

Segundo o South China Morning Post, a Apple afirmou à imprensa local que está “trabalhando em estreita colaboração com as autoridades regulatórias para trazer o iPhone Air à China o mais rápido possível”.

O iPhone mais fino da história

Apresentado nesta terça-feira, 9, o iPhone Air é o modelo mais fino já lançado pela Apple, com apenas 5,6 mm de espessura. Apesar do design ultraleve, traz o chip A19 — o mesmo usado nos modelos Pro — mirando usuários que buscam portabilidade sem abrir mão de desempenho.

No Brasil, a pré-venda começa na próxima terça-feira, 16, com entregas a partir da sexta, 19. O preço inicial é de R$ 10.499 na versão com 256 GB de armazenamento.

Acompanhe tudo sobre:TecnologiaiPhoneApple

Mais de Tecnologia

Empresa de implantes cerebrais de Musk quer cirurgia 'automatizada' em 2026

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA