Tecnologia

Prefeitura planeja 400 km de ciclovias em SP até o fim de 2016

Como essas canaletas exclusivas para as bikes ocuparão principalmente o lado esquerdo das vias, serão suprimidas entre 30 e 40 mil vagas de estacionamento

Bike (sxc.hu)

Bike (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 17h02.

A Prefeitura de São Paulo planeja construir 400 quilômetros de ciclovias segregadas na cidade até o fim de 2016, a um custo de R$ 80 milhões. Vias como a Avenida Paulista, no canteiro central, e as Ruas Vergueiro e Domingos de Moraes, podem ser contempladas.

Como essas canaletas exclusivas para as bikes ocuparão principalmente o lado esquerdo das vias, coladas à calçada, o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, estima que entre 30 mil e 40 mil vagas de estacionamento, entre as quais as de Zona Azul, sejam suprimidas.

O plano foi divulgado na manhã desta quarta-feira, 04, por Tatto no Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT). "Vamos tirar vagas dos carros para uma ocupação do espaço público pelas bicicletas", afirmou o secretário, prevendo reclamações dos motoristas. "É uma mudança para valer na cidade. Se fosse fácil, já teriam feito."

Um projeto-piloto já está sendo construindo em um trecho de 1,6 km na região central, ligando o Largo do Paiçandu à Estação Júlio Prestes, onde fica a Sala São Paulo, passando por vias como a Rua Antônio de Godoy e a Avenida Cásper Líbero. A previsão inicial era de que esse trajeto ficasse pronto no sábado, 07, mas Tatto disse que o prazo deve ser prolongado.

Diferentemente do que a gestão Fernando Haddad (PT) havia estabelecido como uma de suas metas, de construir 400 km de vias cicláveis (entre ciclovias, ciclofaixas de lazer e ciclorrotas), agora a Prefeitura promete 400 km só de ciclovias, o que torna o projeto mais ousado, já que esse mecanismo é permanente e segregado do resto do trânsito.

A ciclovia terá 1,2 metro de largura e será bidirecional. Separando-a do tráfego haverá tachões amarelos com adesivos refletivos e balizadores a cada 15 metros. Também serão pintadas uma faixa branca e outra vermelha no asfalto.

Acompanhe tudo sobre:Poluiçãocidades-brasileirasMetrópoles globaisCarrosAutoindústriaVeículosMeio ambienteSão Paulo capitalINFO

Mais de Tecnologia

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs

Samsung recebe licença dos EUA para exportar equipamentos à China, diz Reuters