Tecnologia

Cientistas querem batizar este polvo rosado (ou alaranjado) de "Adorabilis"

O pequeno animal 'do tamanho de um punho humano' vive na água a uma temperatura de entre seis e oito graus Celsius

polvinho (Reprodução)

polvinho (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2015 às 18h40.

Pesquisadores da Califórnia estudam um pequeno polvo cor-de-rosa nunca antes catalogado e tão adorável que consideram a ideia de chamá-lo "Opisthoteuthis adorabilis".

O pequeno animal "do tamanho de um punho humano" vive na água a uma temperatura de entre seis e oito graus Celsius e a uma profundidade de entre 200 e 600 metros, disse Stephanie Bush, pesquisadora do instituto do aquário de Monterey Bay.

O polvo é observado pelo laboratório de Bush desde o final da década de 1980, mas começou a ser estudado no ano passado. A pesquisadora começou a se interessar pela espécie enquanto procurava novos animais para mostrar aos visitantes do aquário.

"Todos os anos são descobertas novas espécies, mas nem todas são catalogadas, porque o processo pode durar anos", explicou Bush. A pesquisa levou vários meses para medir e estudar a morfologia do pequeno cefalópode.

yt thumbnail

Agora ela precisa entregar um artigo para uma revista científica e tem a tarefa de escolher o nome da espécie. "Não estou 100% certa se optarei pelo nome 'Adorabilis'", comentou. "Mas não vejo porque esse nome seria recusado, é fácil de pronunciar e muito popular", disse.

Até agora se sabe muito pouco sobre esta espécie marinha. Bush apenas estudou 12 espécimes do sexo feminino. "Na maioria das vezes elas ficam quietas, mas às vezes tem que se mexer para comer ou reproduzir", contou a pesquisadora.

 

Acompanhe tudo sobre:AnimaisMeio ambienteINFO

Mais de Tecnologia

Apple prepara três novos iPhones para 2026, incluindo modelo dobrável

Brasil virou oportunidade para a Logitech, diz CEO da gigante suíça

Tim Cook vai deixar de ser CEO da Apple em 2026? O que se sabe até agora

Agora o objetivo é a Lua: Bezos, Musk e Google querem IA no espaço