Tecnologia

Pioneira da robótica cria Jibo, o robô para a família

Com tela LCD e 28 centímetros de altura, Jibo foi criado por professora do MIT e é capaz de fotografar e ler e-mails em voz alta

Jibo: "As pessoas querem tecnologia que as trate como seres humanos", afirmou criadora do robô (Jibo/YouTube)

Jibo: "As pessoas querem tecnologia que as trate como seres humanos", afirmou criadora do robô (Jibo/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2014 às 16h17.

São Paulo - Pioneira da robótica, Cynthia Breazeal é fundadora da companhia Jibo. Na empresa, a  professora do Instituto de Tecnologia do Massachussets (MIT) está desenvolvendo um simpático robô para uso em família.

Batizado com o mesmo nome da companhia, o Jibo tem 28 centímetros de altura e pesa 2,7 quilos. Entre outras funções, ele é capaz de encenar histórias, tirar fotos, filmar, fazer teleconferências, reproduzir mensagens de voz e ler e-mails em voz alta.

Em sua tela LCD com resolução HD, Jibo exibe uma bola - que parece um olho, pisca e muda de forma e de cor. "Para mim, Jibo é quase a meta. É tudo que aprendi e imaginei em termos do que é possível", afirmou Cynthia em entrevista ao site Re/code.

A seguir, veja o vídeo de divulgação do produto (está em inglês):

//www.youtube.com/embed/3N1Q8oFpX1Y

Jibo

A funcionalidade de Jibo é garantida por duas câmeras de alta resolução, microfones 360º, dois alto-falantes e algoritmos de inteligência artificial que identificam padrões e preferências. Além disso, o robô é capaz de se conectar a outros gadgets via Bluetooth.

O planejamento de Cynthia é que uma versão para desenvolvedores de Jibo comece a ser vendida por 599 dólares a partir do segundo semestre do ano que vem.

Pelo cronograma, o produto chegaria ao mercado em 2016 por 499 dólares - preço de um tablet topo de linha nos EUA hoje e considerado acessível para um robô deste tipo.

"As pessoas querem tecnologia que as trate como seres humanos", afirmou Cynthia ao Re/code. "Hoje, a tecnologia nos trata como tecnologia", concluiu. Para ela, Jibo pode mudar isso. 

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesMITRobôsRobótica

Mais de Tecnologia

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA

Como desativar a conta no Facebook? Veja o passo a passo

Como desativar a conta no Instagram? Veja o passo a passo

Compare Games anuncia retorno após hiato de quatro anos — e nova estratégia para 'fisgar' os gamers