Tecnologia

Petrobras realça proteção de rede interna de computador

Petrobras protege computadores da espionagem da NSA, órgão dos EUA

Petrobras (Caninde Soares)

Petrobras (Caninde Soares)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2013 às 15h50.

Priorizar nos meus resultados Google

A Petrobras divulgou uma nota, na tarde desta segunda-feira, 9, comentando as denúncias de que a companhia fora alvo de espionagem pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). O tom do comunicado foi de confiança no sistema de proteção de dados da estatal. 

"A Petrobras informa que dispõe de sistemas altamente qualificados e permanentemente atualizados para a proteção de sua Rede Interna de Computadores (RIC)", disse a nota. A companhia declarou que investe fortemente em proteção tecnológica e ressaltou que executa todos os procedimentos reconhecidos como "melhores práticas de mercado na proteção de sua rede interna e de seus dados e informações".

"O tráfego na RIC e o fluxo de dados entre a RIC e o ambiente externo (rede mundial de computadores) são monitorados permanentemente", frisou a Petrobras.

A companhia citou que descarta 90% das mensagens externas de correio eletrônico por apresentarem características potencialmente danosas. "Tais características poderiam ter, eventualmente, possibilitado algum tipo de acesso a dados da Petrobras. Ressalta-se, no entanto, que os dados constantes dos arquivos da companhia são continuamente atualizados à medida que as centenas de projetos têm andamento."

A empresa destacou ainda que desenvolve programas internos para orientar seus funcionários sobre a importância da classificação correta das informações e de seu tratamento. "As informações internas são classificadas e tratadas com soluções tecnológicas, como criptografia, adequadas aos níveis de proteção associados ao risco de prejuízos para a Petrobras, em caso de eventual vazamento de informação."

Na nota, a Petrobras não admite diretamente a possibilidade de ter sido espionada, mas reconhece que "ataques concorrenciais e outros se tornam cada vez mais complexos, o que continuará a exigir da Petrobras investimentos permanentes e significativos em tecnologia de proteção a dados e informações". 

Investimentos que, ressaltou, são compatíveis com os das demais empresas de mesmo porte no setor de petróleo mundial.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EspionagemINFO

Mais de Tecnologia

Autenticação de dois fatores: por que app autenticador é mais seguro que SMS?

Seu número e endereço estão à venda: como sair de sites que expõem seus dados

Como pedir que empresas apaguem seus dados pessoais pela LGPD

SK Hynix avalia fabricar chips nos EUA pela 1ª vez com apoio da Intel