Tecnologia

Falhas em redes expõem milhões de computadores

Entre 40 milhões e 50 milhões de roteadores de fabricantes como D-Link e Cisco são vulneráveis a ataques de hackers


	O padrão Universal Plug and Play, usado por roteadores, possui três conjuntos de problemas que podem ser explorados por hackers
 (Reprodução)

O padrão Universal Plug and Play, usado por roteadores, possui três conjuntos de problemas que podem ser explorados por hackers (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2013 às 15h23.

Boston - Falhas em tecnologia para redes amplamente utilizadas estão expondo milhões de computadores, impressoras e unidades de armazenamento a ataques por hackers na internet, disseram pesquisadores de uma desenvolvedora de software de segurança.

O problema está em roteadores para computadores e outros equipamentos para redes que fazem uso de um padrão comumente empregado, conhecido como Universal Plug and Play ou UPnP. Ele facilita a identificação e comunicação com equipamentos, reduzindo o trabalho para estabelecer redes.

A desenvolvedora de software de segurança Rapid7 disse em documento a ser publicado nesta terça-feira que descobriu entre 40 milhões e 50 milhões de aparelhos que são vulneráveis a ataque devido a três diferentes conjuntos de problemas identificados pelos pesquisadores da companhia no padrão UPnP.

A longa lista de aparelhos incluem produtos de fabricantes incluindo Belkin, D-Link, a divisão Linksys da Cisco e Netgear.

Representantes da Belkin, D-Link, Linksys e Netgear não puderam ser contatados para comentar na noite de segunda-feira.

O vice-presidente de tecnologia da companhia de software de segurança Veracode, Chris Wysopal, disse acreditar que a publicação das descobertas da Rapid7 pode atrair ampla atenção para a área ainda emergente de segurança UPnP, levando outros pesquisadores de segurança a buscar mais falhas no UPnP.

"Isso definitivamente se enquadra na categoria de assustador", disse Wysopal, que revisou as descobertas da Rapid7 antes da publicação. "Haverá muito mais pesquisa sobre isso. E a pesquisa subsequente pode ser bem mais assustadora".

Acompanhe tudo sobre:HackersInternetseguranca-digitalSoftware

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site