Tecnologia

Pequenos e furiosos, carros a energia solar disputam corrida

No World Solar Challage, os carros elétricos devem percorrer 3000 km através do deserto australiano, de Darwin a Adelaide. É uma corrida que desafia os limites da tecnologia limpa

Carro solar disputa corrida no Solar World Challange (Divulgação)

Carro solar disputa corrida no Solar World Challange (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 13h39.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo – É como uma versão alternativa da Fórmula 1, com pequenos furiosos que servem de teste para a indústria automobilística experimentar o que há de mais avançado em tecnologia na área. A diferença é que ao invés de um motor a combustão, os carros do World Solar Challage são movidos a energia solar.

No evento, que ocorre a cada dois anos, os carros devem percorrer 3 021 km através do deserto australiano, de Darwin a Adelaide. A corrida envolve equipes de universidades e empresas. Utilizando não mais do que seis metros quadrados de paineis solares, os engenheiros buscam desenvolver os veículos elétricos mais eficientes possíveis.

Durante a viagem, existem sete pontos de verificação obrigatória onde a equipe pode realizar manutenções básica, como verificação dos pneus e limpeza dos detritos que se acumulam no caminho dentro do carro. Na edição 2013 da corrida, que dura uma semana ( de 06 a 13/10), participam 40 times de 23 países do mundo. Confira, ao lado, as fotos dos primeiros dias do evento.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaCarrosAutoindústriaVeículosSustentabilidadeTecnologias limpasEnergiaEnergia solarCarros elétricos

Mais de Tecnologia

Robô vai pegar elevador sozinho para fazer entregas em prédio de luxo no Sul

Apple deve lançar iPhone dobrável de mais de US$ 2 mil no primeiro teste de Ternus como CEO

Qual smartphone tem a melhor bateria? Líder do ranking dura 23 horas

Sentiu a internet mais rápida no Rock in Rio? Isso tem nome: 5G Advanced