Tecnologia

PayPal faz teste com pagamento via celular no Brasil

Projeto piloto é inaugurado em cafeteria em São Paulo; clientes podem usar aplicativo para fazer pagamento

Paypal (Divulgação)

Paypal (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2013 às 18h03.

São Paulo - O PayPal inaugurou nesta quinta-feira, 24, um projeto piloto no Brasil para que clientes usem o aplicativo do serviço para realizar pagamentos pelo smartphone, dispensando o uso de cartões ou dinheiro.

O teste é realizado na cafeteria Suplicy, em São Paulo, que adotou um sistema integrado ao PayPal. Depois de consumir algo na cafeteria, usuários devem fazer um “check-in” na cafeteria com o aplicativo e escolher o método de pagamento (o cartão de crédito cadastrado, por exemplo). Em seguida, a pessoa responsável pelo caixa recebe um aviso em um iPad conectado ao sistema da cafeteria e seleciona itens consumidos, o valor da conta e do serviço. O usuário confirma e a compra é processada.

O sistema é semelhante a outros projetos também em teste no Brasil que usam o celular para fazer pagamentos. “É um piloto, mas estamos comprometidos em desenvolver essa solução com o tempo”, disse o CEO do PayPal, David Marcus, que esteve no Brasil para o lançamento. Segundo ele, a empresa tem conversado com grandes varejistas para expandir a aceitação do pagamento via celular.  “O sistema de pagamento está disponível em centenas de lugares nos Estados Unidos, Austrália, Japão, Reino Unido e outros mercados internacionais. Este é o primeiro lugar na América Latina.”

Apesar de ser mais conhecido por seu sistema de pagamento para o comércio eletrônico, o PayPal tem investido nos últimos anos em soluções móveis, onde enfrenta a concorrência de empresas menores como Square e PagSeguro, entre outros. A mudança de estratégia acompanhou a chegada de Marcus à diretoria executiva da empresa. O CEO antes era vice-presidente de mobilidade e assumiu o cargo em abril de 2012. Desde então o PayPal lançou uma nova versão do seu aplicativo para celular, criou um leitor de cartão que pode ser adaptado em aparelhos móveis, e desenvolveu um programa de processamento de pagamentos para iPad, entre outras iniciativas.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas de internetIndústria eletroeletrônicaINFOPayPalSmartphones

Mais de Tecnologia

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime