Tecnologia

Para brigar com CarPlay, Microsoft revela Windows para carro

Por ora, ele é limitado a telefones com Symbian (feitos pela Nokia, que agora é da MS) e ao Xperia Z

Versão adaptada e própria do Windows para ser usada em computadores de carros (Reprodução/Youtube)

Versão adaptada e própria do Windows para ser usada em computadores de carros (Reprodução/Youtube)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2014 às 16h17.

A Microsoft aproveitou a Build, conferência anual da empresa para desenvolvedores, para revelar uma versão adaptada e própria do Windows para ser usada em computadores de carros.

Não é exatamente uma novidade para a companhia, já que Ford, Nissan e Fiat, por exemplo, têm usado há meses plataformas baseadas no SO em alguns de seus carros. Mas há um ponto diferencial importante na notícia: a ideia por trás da nova ferramenta mais a ver com a proposta do CarPlay, da Apple. Ou seja, uma interface que leva a tela do smartphone diretamente à um display no painel do veículo, como explica o The Verge.

O visual, claro, seria baseado no Modern (ou Metro) do Windows 8 e do Windows Phone, para manter um padrão, e o conceito já estaria sendo testado em alguns carros. O padrão de conectividade é o MirrorLink, “rival” do CarPlay que deverá estar presente em futuros carros da Volkswagenm, da Toyota e da Honda, entre outras fabricantes.

Por ora, ele é limitado a telefones com Symbian (feitos pela Nokia, que agora é da MS) e ao Xperia Z, mas a HTC, a Samsung e a LG são outras que fazem parte do grupo que apoia a implementação do sistema como padrão para carros. Ou seja, a expansão é apenas questão de tempo – e de adoção por parte das fabricantes de veículos.

Mas em relação ao funcionamento do Windows no carro, a plataforma basicamente leva o que acontece na tela do WP à tela do carro. Desenvolvedores poderão criar apps voltados para essa integração com os veículos, e mesmo uma espécie de Market apareceu na demonstração feita por Steve Teixeira, da MS, na Build. Mas como lembrou o Verge, o sistema chegou a falhar durante a palestra, o que só reforça o caráter conceitual que ainda o envolve. Portanto, ainda deve levar algum tempo até vermos essa nova iniciativa da companhia no mercado.

Confira aqui a apresentação completa de Teixeira, em inglês.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaCarrosAutoindústriaVeículosMicrosoftTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs