Tecnologia

Papagaio usa aparelho da Amazon para comprar comida

Interface conversacional abre portas para o uso da voz como método de interação e papagaios podem usar a tecnologia

 (L.Miguel Bugallo Sánchez/Wikimedia Commons)

(L.Miguel Bugallo Sánchez/Wikimedia Commons)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 19 de dezembro de 2018 às 15h12.

Última atualização em 19 de dezembro de 2018 às 15h13.

São Paulo – Um papagaio usa a assistente pessoal Alexa, do alto-falante Amazon Echo, para pedir comida, tocar músicas e até mesmo contar piadas. Chamado Rocco, ele chegou a pedir itens como sorvete, uva-passa, brócolis, uma lâmpada e até mesmo uma pipa.

Os itens não estavam na lista de desejos do seu dono para o ano novo, mas são suas comidas favoritas–exceto pela pipa e pela lâmpada.

De acordo com o The Times, Marion Wischnewski, dona do papagaio, adotou o animal de estimação depois que ele foi removido do santuário do Fundo de Bem-Estar Animal do Reino Unido por falar muitos palavrões. Rocco interage com a Alexa, em média, 40 vezes por dia.

A Alexa é o "cérebro" dos alto-falantes inteligentes da Amazon. É ela que permite fazer compras ou buscas online. Por ser uma interface conversacional, ela funciona somente com a voz do usuário, não é preciso digitar comandos, a fala é o principal método de interação. Por isso, os aparelhos equipados com a Alexa, em sua maioria, sequer têm telas.

Por enquanto, nenhum dos alto-falantes inteligentes, que já são moda há anos nos Estados Unidos, foi lançado no Brasil. Um dos motivos seria a dificuldade desses aparelhos entenderem os diferentes sotaques, gírias e nuances do povo brasileiro. Amazon, Apple e Google possuem produtos com assistentes pessoais integrados, mas não há previsão de lançamento de nenhum dos produtos no nosso país por ora. Quem quiser um desses terá que importar e falar com eles apenas em inglês.

Acompanhe tudo sobre:Amazon

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025