Tecnologia

Papa pede orações para que a inteligência artificial ajude a humanidade

Pontífice destacou que o avanço da tecnologia pode ajudar a diminuir a desigualdade no planeta

Papa Francisco (Remo Casilli/Reuters)

Papa Francisco (Remo Casilli/Reuters)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 12 de novembro de 2020 às 08h00.

Última atualização em 13 de novembro de 2020 às 12h24.

O mais recente pedido de orações do Papa Francisco está relacionado com tecnologia. O pontífice pediu que fiéis rezem para que os avanços de tecnologias como inteligência artificial e robótica possam ajudar a diminuir a desigualdade entre os povos. Para ele, as duas tecnologias devem “servir sempre à humanidade”.

Francisco informou que a inteligência artificial está “no centro da mudança histórica que o mundo está experimentando”. Engana-se, assim, quem pensa que a preocupação do líder da Igreja Católica está relacionada com uma possível (e hollywoodiana) rebelião das máquinas. O temor é de que a tecnologia não seja aproveitada para criar um mundo mais igualitário.

A mensagem faz parte de uma série de vídeos que o Vaticano divulga mensalmente em que o Papa Francisco pede orações para determinadas causas. Em setembro, o pontífice pediu que os católicos rezassem pelo compartilhamento de recursos do planeta, enquanto as orações do mês de agosto foram voltadas para a preservação do mundo marinho.

(EXAME Academy/Exame)

O pedido de oração foi compartilhado no YouTube (e pode ser visto no vídeo abaixo). “Se o progresso tecnológico contribui com o aumento da desigualdade, então ele não é o verdadeiro progresso”, disse. "A robótica pode tornar possível um mundo melhor se estiver associada ao bem comum."

yt thumbnail

Esta não foi a primeira vez que o Papa esteve envolvido em questões de tecnologia. Durante o mês de fevereiro deste ano, o pontífice recebeu executivos de empresas como IBM e Microsoft para discutir o desenvolvimento de uma inteligência artificial mais justa e confiável e que não reproduza preconceitos humanos.

Acompanhe tudo sobre:ReligiãoPapa FranciscoRobóticaIgreja CatólicaVaticanoRobôsInteligência artificial

Mais de Tecnologia

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs

Samsung recebe licença dos EUA para exportar equipamentos à China, diz Reuters