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Panasonic SDR-T71

Avaliação do editor Maurício Moraes / Se a ideia é produzir vídeos para compartilhar no YouTube ou em redes sociais, a SDR-T71 cumpre bem o seu papel. As gravações feitas com a filmadora têm resolução máxima de 480p. Na web isso não é um problema, mas a imagem não fica boa em TVs de alta definição. […]

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Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2012 às 13h29.

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Avaliação do editor Maurício Moraes / Se a ideia é produzir vídeos para compartilhar no YouTube ou em redes sociais, a SDR-T71 cumpre bem o seu papel. As gravações feitas com a filmadora têm resolução máxima de 480p. Na web isso não é um problema, mas a imagem não fica boa em TVs de alta definição. Como há poucos controles manuais e limitadas opções de ajuste, mesmo quem não tem experiência consegue operá-la sem dificuldade.

Avaliação de Leonardo Veras / A SDR tem toda a aparência de uma filmadora convencional mas na prática ela cabe melhor no papel de uma câmera de bolso. Tragicamente, mesmo dentro dessa categoria, câmeras que filmam em 720p já são comuns há algum tempo. Como dissemos acima, a questão da resolução está subordinada à plataforma em que o vídeo é reproduzido. Mas mesmo se tratando de uma falta relativa, a mera escassez de opções de filmagem coloca a SDR em desvantagem. A frequência de gravação de 60 FPS parece boa no papel, mas a interpolação é difícil de ignorar na experiência real.

De qualquer forma, o sensor desse filmadora não suportaria imagens maiores. Falamos de um CCD minúsculo, no qual os fótons se apertam em apenas um oitavo de polegada. Não é preciso dizer que é perda de tempo tentar filmar o que quer que seja em ambientes mal iluminados. A Panasonic adicionou um LED acima da lente para amenizar os problemas de filmagem n Quando o sol resolve favorecer o aspirante a cineasta, as imagens têm qualidade geral aceitável. A cor é provavelmente a faceta mais prejudicada dos vídeos. A superexposição frequentemente queima as nuances de transição de um tom para outro.

Apesar de todos as limitações do sensor da SDR, suas dimensões reduzidas proporcionam pelo menos uma virtude: o sistema óptico da câmera pode ser pequeno e leve. Com efeito, é difícil não se surpreender com o zoom óptico de 70 vezes, especialmente quando essa vista tão penetrante se encontra em uma câmera tão pequena. A Panasonic também alardeia a presença de um zoom digita de 100 vezes mas, como todo zoom digital, esse recursos é inútil quando não simplesmente prejudicial. Felizmente, a Panasonic foi sensível o suficiente para incluir uma opção que desativa o zoom digital. A estabilização de imagem é suficientemente boa para tornar os movimentos com o zoom no máximo mais suaves. Por outro lado, as dificuldades que a câmera tem com cenas pouco iluminadas se agravam conforme avançamos na escala da distância focal.

Além dos problemas de qualidade de imagem, a SDR não está entre as melhores captadoras de áudio. De qualquer forma, o uso de um microfone externo é pré-requisito esperado em qualquer filmagem que pretenda ter um som claro, logo não podemos criticar essa câmera com severidade sob esse ponto de vista. Afinal, a P2 para entrada de áudio está presente. Infelizmente, não podemos dizer o mesmo da HDMI: a única interface de vídeo é uma miniAV que exige um adaptador. Assim sendo, é provável que o usuário se veja utilizando a miniUSB com mais frequência para assistir aos vídeos gravados.

Falando nos arquivos de vídeo, a SDR codifica as imagens em MPEG-2 e H.264. Tudo pode ser armazenado diretamente no HD interno de 4 GB, cuja mera presença já é um diferencial positivo. Quem acha o uso de cartões de memória mais conveniente não é frustrado: ela oferece um slot compatível com SD, SDHC e SDXC. Aliás a câmera é esperta o suficiente para mudar o local de armazenamento padrão do HD para o cartão de memória quando aquele esgota sua capacidade.

De uma forma ou de outra, é melhor deixar a reprodução de vídeos para outros aparelhos, pois o visor da câmera é de baixa qualidade. Com uma resolução de apenas 123.300 pixels, ele não faz justiça ao cenário da vida real. A princípio isto não seria um problema tão grande pois essas telas raramente são confiáveis, mas não há um visor ocular para compensar as faltas da tela.

A interface se dá através de alguns poucos botões físicos, o que torna a operação da câmera uma tarefa trivial. A Panasonic fez um bom trabalho ao projetar os menus. Cada item é legendado por um texto conciso e informativo. Por outro lado, parte dessa facilidade de uso provém da própria escassez de opções da filmadora. Não há nenhum daqueles filtros de imagem populares entre as câmeras voltadas para iniciantes, como sépia e grayscale. O que ela oferece são um punhado de modos de filmagem pré-definidos e recursos simples como a adição de um efeito de fade-in e fade-out entre os segmentos de gravação.

No final das contas, apesar da qualidade de imagem limitada, a SDR não é uma câmera ruim para iniciantes. O zoom de 70 vezes, o design leve e a facilidade de uso a tornam atraente para quem simplesmente quer uma máquina que só exija do usuário o ato de apontar e gravar. Uma pena que o preço em média não seja muito atraente para a quantidade de recursos oferecida.

Ficha técnica

ResoluçãoSD (480p)
ArmazenamentoHD de 4 GB + cartão SD
Zoom óptico78x
Tela 2,7" LCD
Dimensões4,6 x 6,2 x 11,4 cm
Peso236 g
Duração de bateria2h21min

Avaliação técnica

PrósCompacta; muito simples de usar; zoom de 70x;
ContrasNão grava em HD; qualidade de imagem limitada; visor LCD poderia ser melhor; não tem saída HDMI;
ConclusãoSe o preço fosse um pouco mais agressivo, essa Panasonic poderia ser uma escolha interessante para quem gosta de grava vídeos amadores para a internet;
Média6.9
PreçoR$ 899
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