Panasonic (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 26 de março de 2014 às 11h18.
A Panasonic pretende utilizar as Olimpíadas de 2020 no Japão para testar a transmissão dos jogos com resolução de 8K.
A qualidade das imagens em 8K serão quatro vezes mais definidas do que a resolução das TVs Ultra HD (4K) a própria imagem UHD já é por si só quatro vezes superior a HD.
No entanto, poucas demonstrações foram realizadas com o 8K, limitando-se a apresentações de imagens específicas e vídeos pré-gravados. Além disso, são poucos os fabricantes que desenvolvem a tecnologia além da Panasonic, a Samsung também realiza testes.
Segundo a Panasonic, a emissora japonesa NHK fará a parceria com a empresa para implementar o 8K em suas transmissões. Para a fabricante a atual dificuldade do 8K não é sua captura, mas sim sua distribuição, principalmente em transmissões para TV.
Nós estamos trabalhando no 8K com a NHK há alguns anos e a cada ano nós reduzimos a quantidade de equipamentos e reduzimos custos. E por isso que em 2020, com o aumento das melhorias na tecnologia, ao menos transmissões de testes serão possíveis, disse a Panasonic durante evento Panasonic European Convention realizado ontem em Amsterdam.
A empresa acredita que os usuários serão mais encorajados a se atualizarem para a definição UHD conforme os preços da tecnologia forem reduzidos.