Palco construído dentro de lago tem forma de gente
São Paulo – Para dar ainda mais vida às apresentações do Bregenz Opera Festival, na Áustria, o cenógrafo David Fielding, com a direção artística de David Pountney, criou este palco flutuante (do alemão 'seebühne') em forma de gente no lago Constance, em Bregenz. A construção de 24 metros de altura foi feita especialmente para a […]
Da Redação
Publicado em 1 de novembro de 2011 às 12h21.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h57.
São Paulo – Para dar ainda mais vida às apresentações do Bregenz Opera Festival, na Áustria, o cenógrafo David Fielding, com a direção artística de David Pountney, criou este palco flutuante (do alemão 'seebühne') em forma de gente no lago Constance, em Bregenz. A construção de 24 metros de altura foi feita especialmente para a ópera Andrea Chenier, do italiano Umberto Giordano.
A estrutura foi montada sobre um centro de concreto dentro do lago, com vigas de madeira para suportar a carcaça. A obra foi inspirada na pintura “A Morte de Marat”, de Jacques-Louis David, que retrata o fim da vida do revolucionário Jean-Paul Marat. Do olho esquerdo da escultura brota uma escada para a base do palco e, à sua direita, há um livro aberto onde também se passam momentos da ópera.
Além das luzes especiais para cada apresentação, o palco possui partes móveis, como o rosto, que dá lugar a um palco oculto, e a mão que muda de posição dependendo do momento da ópera. O auditório tem quase 7.000 lugares e terá apresentações até o dia 21 de agosto. Também estão previstos outros espetáculos para 2012.