Os 7 melhores apps que testamos nesta semana - 14/3
Uma seleção de apps para Android, iPhone e iPad que você não vai querer perder
Maurício Grego
Publicado em 14 de março de 2015 às 07h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h48.
São Paulo -- Nossa galeria de apps da semana traz o Gabaritar, que ajuda na preparação para provas e concursos; o Gravidez Sprout, para futuras mamães; as versões renovadas do Wunderlist e do Quip; o app para mergulhadores da Padi; o editor de textos Writebox; e o infantil Leiturinha Digital. Confira.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Gabaritar ajuda a organizar a vida de quem está estudando para um exame ou concurso público. Serve para Enem, exame da OAB, vestibulares e outras provas que requerem preparação. Com o app, você determina quantas horas deve estudar cada disciplina e estabelece objetivos diários. Depois, vai registrando o tempo de estudo e verificando se está cumprindo as metas. Além disso, há diversos exames simulados que podem ser baixados gratuitamente.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Gravidez Sprout é um guia da gravidez para futuras mães e pais. Ele inclui, por exemplo, imagens de como o feto se desenvolve, uma lista de perguntas a ser feitas ao médico, uma lista de tarefas relacionadas com a gravidez, dicas do que levar para a maternidade e uma linha do tempo da gestação. O app ainda permite registrar e acompanhar o peso da futura mãe e registrar os chutes do bebê. Há, ainda, um contador de contrações para quando a hora do parto estiver chegando.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas O veterano gerenciador de tarefas e listas Wunderlist passou por uma reforma geral. Agora, as listas podem ser agrupadas em pastas. No iPhone, há novo um recurso que agiliza a definição de alertas. E, no Android, o app ganhou gráficos no estilo da edição Lollipop do sistema. O Wunderlist conquistou muitos fãs por ser simples e prático. Ele sincroniza as listas entre diversas plataformas. Além de iOS e Android, há versões para Windows Phone, Mac, Windows e web.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e na web O Quip – app que combina editor de textos, planilhas e bate-papo – ganhou uma longa lista de melhoramentos neste mês, quase todos nas funções para edição de planilhas. Nelas, é possível, agora, congelar linhas, aplicar formatação condicional, formatar um trecho como tabela e inserir imagens em células. Há também novos atalhos de teclado, a possibilidade de mencionar pessoas no estilo do Twitter (@nome) e novas opções de recorte e colagem de dados. O Quip tem ficado mais funcional a cada atualização. É um concorrente cada vez mais sério para o Microsoft Office e outros apps similares. Por 12 dólares mensais, pode-se contratar a edição Business, voltada para grupos de trabalho.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O app da certificadora de mergulho Padi traz uma série de informações úteis para quem pratica mergulho autônomo. Ele inclui um catálogo de áreas de mergulho, com descrições dos pontos mais interessantes para explorar o mundo subaquático. Também tem um localizador de lojas especializadas e um dicionário de sinais usados na água. Mergulhadores certificados pela Padi podem usar o app para registrar seus mergulhos no site ScubaEarth.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web ( Chrome ) Writebox é um editor de textos simples, sem distrações. Ele inclui um contador de palavras e caracteres, além de um teclado com setas que permitem movimentar-se pelo texto. O app também sincroniza os documentos entre diversos dispositivos via Dropbox ou Google Drive. Você pode fazer anotações no smartphone e abri-las depois na web (usando o browser Chrome), por exemplo. E é só. Não é possível inserir imagens no texto e nem formatar os caracteres.
Grátis (requer assinatura paga), em português, para iPad Leiturinha é um app de leitura para crianças e seus pais. Pagando uma assinatura mensal de 18,90 reais, a família tem acesso a um acervo de 200 livros infantis que podem ser lidos no tablet. Os pais podem criar um perfil para cada filho e ver sugestões de leitura para suas respectivas idades. A empresa responsável pelo Leiturinha promete triplicar o número de livros até o fim do ano e está desenvolvendo um app para tablets com Android. O serviço pode ser experimentado gratuitamente por sete dias.