-
1. PediSedate
zoom_out_map
1/26 (Reprodução)
Este headset feito para Game Boy foi projetado para sedar crianças que estivessem no dentista. Basicamente, o PediSedate era colocado no jovem que estava para ser operado e enquanto ele jogava um game, também inalava aos poucos óxido nitroso para dormir.
-
2. Bubble Helmet
zoom_out_map
2/26 (Reprodução)
Compatível com PCs e consoles, este enorme e desengonçado capacete feito pela Toshiba projetava vídeo numa superfície curva dando ilusão de visão em 360 graus aos jogadores. A imagem seguia os movimentos da cabeça - processo que devia ser lento e penoso, já que o capacete pesava três quilos.
-
3. Singer Izek
zoom_out_map
3/26 (Reprodução)
Feita para Game Boy, esta máquina de costura podia ser conectada ao portátil e então obedecer a padrões de bordado configurados por meio de cartucho próprio para a atividade. Além de contar com 84 padrões prontos, era possível criar os próprios desenhos.
-
4. Resident Evil 4 Chainsaw Controller
zoom_out_map
4/26 (Reprodução)
Este controle customizado para PS2 foi fabricado pela NubyTech como homenagem aos fãs de Resident Evil 4. A corda acoplada ao controle pode ser puxada (simulando a ligação da motoserra) para iniciar o jogo.
-
5. Babysitting Mama Controller
zoom_out_map
5/26 (Reprodução)
Existem muitos acessórios que podem ser acoplados ao controle do Wii, mas é possível que o bebê de Babysitting Mama seja o mais inesperado. Uma das atividades do jogo é segurar o bebê, que fica com o Wii Remote nas costas, e fazê-lo adormecer com movimentos ritmados.
-
6. Game Boat
zoom_out_map
6/26 (Reprodução)
Este acessório foi vendido como o primeiro "periférico" para Kinect. Curiosamente, ele não tem nenhuma ligação direta ao game. É apenas um pequeno bote salva-vidas para colocar no centro da sala e ajudar a imaginação nas corredeiras de Kinect Adventures.
-
7. Kit cirúrgico para Trauma Center
zoom_out_map
7/26 (Reprodução)
Talvez tão insólito quanto o bebê com um controle de Wii nas costas, este arsenal de instrumentos cirúrgicos foi feito especialmente para o jogo Trauma Center, de Wii. Prato cheio para quem estiver curtindo o recente Surgeon Simulator 2013.
-
8. Konami LaserScope
zoom_out_map
8/26 (Reprodução)
Este headset da Konami foi feito em 1990 para NES - mais especificamente para o jogo Laser Invasion. O jogador deveria apontar a mira, que ficava sobre o olho direito, no alvo e dizer "Fire!" para disparar o laser. O periférico foi muito criticado por disparar ao som de qualquer palavra ou até mesmo barulhos menores.
-
9. LJN Roll & Rocker
zoom_out_map
9/26 (Reprodução)
Feito em 1989 para NES, Roll & Rocker foi uma plataforma móvel na qual os jogadores podiam subir e utilizar como direcional de jogos comuns para a plataforma.
-
10. Glucoboy
zoom_out_map
10/26 (Reprodução)
Este monitor de glicose buscou ganhar apelo junto aos jovens diabéticos por poder ser conectado tanto ao Game Boy Advance quanto ao DS. O medidor faz o teste normalmente, mas o jogador ganha pontos se seu nível de glicose estiver dentro do esperado, podendo até liberar alguns jogos no portátil.
-
11. Game Gear TV Tuner
zoom_out_map
11/26 (Reprodução)
O portátil da Sega chegou a acumular periféricos interessantes - principalmente o que permitia jogar cartuchos de Master System na telinha. Mas o sintonizador de televisão do Game Gear (com direito a antena) também chamou bastante atenção.
-
12. Game Boy Printer
zoom_out_map
12/26 (Reprodução)
Este acessório foi lançado em 1998 e funciona como uma impressora térmica na maioria dos modelos de Game Boy. Ele podia ser utilizado para tirar "screenshots" em papel de diversos jogos.
-
13. Finger Dance Mat
zoom_out_map
13/26 (Reprodução)
Para os fãs de Dance Dance Revolution treinarem, esse modelo e outros genéricos davam a oportunidade dos jogadores memorizarem sequências antes com os dedos e ter melhor desempenho posteriormente com os pés.
-
14. Blue Slime Controller
zoom_out_map
14/26 (Reprodução)
Esse controle customizado para PlayStation 2 homenageia o mascote do RPG Dragon Quest. Não parece ser muito anatômico, mas certamente os fãs da série apreciaram.
-
15. Power Glove
zoom_out_map
15/26 (Reprodução)
Este periférico para NES foi muito criticado por ser impreciso e ter controles "duros", mas foi o primeiro experimento a recriar movimentos de mão em um jogo de videogame.
-
16. Atari MindLink
zoom_out_map
16/26 (Reprodução)
Embora este headset, idealizado para Atari 2600, não tenha sido lançado, ele chamou atenção por ser uma tentativa de controlar jogos com movimentos do rosto. As pessoas que chegaram a testar o periférico reclamaram de dores de cabeça por terem que mexer demais as sobrancelhas durante o jogo.
-
17. AlphaGrip AG-5
zoom_out_map
17/26 (Reprodução)
Com 42 botões ao seu redor, o AlphaGrip foi lançado em 2005 para PCs e consoles e continua sendo fabricado até hoje.
-
18. R.O.B.
zoom_out_map
18/26 (Reprodução)
O Robotic Operating Buddy (ou ROB) é também um acessório para NES, lançado em 1985. Após ser desastre de vendas, foi cancelado com apenas dois jogos compatíveis: Gyromite e Stack-Up.
-
19. Trance Vibrator
zoom_out_map
19/26 (Reprodução)
Feito para a versão do PS2 de Rez e vendido somente no Japão, o Trance Vibrator é um dispositivo com entrada USB que pulsa no ritmo das músicas do jogo. A intenção é que o jogador mantenha o Trance em sua mão, no bolso ou em qualquer lugar em que possa acompanhar o ritmo da música.
-
20. ASG Video Jukebox
zoom_out_map
20/26 (Reprodução)
Criado para Mega Drive, ASG Video Jukebox foi feito para manter até seis cartuchos ligados ao console simultaneamente. Caso quisesse, o jogador poderia acoplar diversas unidades do periférico e ter até 36 cartuchos colocados ao mesmo tempo.
-
21. QWERTY Xbox 360 Controller
zoom_out_map
21/26 (Reprodução)
Lançado oficialmente pela Microsoft em 2007, o controle de Xbox 360 com teclado completo acoplado parece também anatomicamente incômodo, mas certamente ajuda os usuários a se comunicarem com maior fluência na Live.
-
22. Aura Interactor
zoom_out_map
22/26 (Reprodução)
Este colete, feito inicialmente para Mega Drive e Super Nintendo, foi criado para emitir vibrações no corpo do jogador diante dos acontecimentos no game - de forma semelhante ao atingido posteriormente com a função "rumble" dos controles.
-
23. Sega Activator
zoom_out_map
23/26 (Reprodução)
Este periférico, feito para Mega Drive, era montado no chão para captar movimentos dos jogadores por infravermelho. O octógono foi criticado por ser muito impreciso. O acessório podia ser usado em títulos como Street Fighter 2, Mortal Kombat, Comix Zone e Eternal Champions.
-
24. Sega Action Chair
zoom_out_map
24/26 (Reprodução)
Essa cadeira, feita pela Sega para Mega Drive e compatível com jogos de Master System, transpõe os botões do console para o local onde o jogador apoia as mãos. O direcional era a cadeira em si, portanto se o jogador se movesse para a direita, seu personagem também seguiria essa direção.
-
25. 3rd Space Vest
zoom_out_map
25/26 (Reprodução)
Feito para PC em 2007, esse colete de simulação de impacto tem oito pontos de vibração. O periférico foi muito elogiado por reproduzir impactos até mesmo de elementos fora da tela, como explosões que ocorrem fora do campo de visão do personagem.
-
26. Veja também
zoom_out_map
26/26 (Reprodução)