Demorou, mas a rede social de micro-vídeos do Twitter chegou nessa semana ao Android - um pouco incompleta, é verdade, mas com recursos suficientes para "brincar de cineasta".
O aplicativo grava vídeos enquanto o dedo estiver tocando a tela, e eles podem ter, no máximo, seis segundos. Eles são compartilhados e podem ser "curtidos" por outras pessoas, o que torna o Vine algo como um "Instagram para vídeos". Quem usa o Twitter pode fazer login com a mesma conta e encontrar amigos. Ficou curioso? Veja como o aplicativo funciona aqui neste tutorial rápido e baixe-o por um dos links aí embaixo.
[Baixe o Vine para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Vine para iOS pelo Downloads INFO]
Depois da mudança nos navegadores, o Google atualizou nesta semana o app do Gmail para Android e iOS. O aplicativo ganhou um novo visual e os recursos que a versão maior recebeu, incluindo aí o sistema de abas.
Esse novo recurso divide as mensagens da caixa de entrada por assunto. Promoções e newsletter vão para a aba Promoções, enquanto e-mails de redes sociais (Twitter, Tumblr, Facebook, LinkedIn e, claro, Google+) aparecem em Social e os normais (de outros contatos) vão para a Principal. O sistema pode ajudar a organizar a bagunça na lista de mensagens, mas fica desativado por padrão. Para poder usá-lo, é preciso ativá-lo no Gmail no navegador clique na pequena engrenagem e selecione Configurar caixa de entrada para isso.
[Baixe o Gmail para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Gmail para iOS pelo Downloads INFO]
Enviar arquivos para outras pessoas pelo Facebook podia ser um transtorno: o limite de tamanho é baixo (25 MB) e o processo pode demorar bastante. No entanto, o Pipe, um novo app gratuito para a rede social, torna as coisas bem mais fáceis.
Lançado nesssa semana, o aplicativo permite transferir arquivos de até 1 GB para outros usuários pelo próprio Facebook. Ele funciona mais ou menos como os canos dos jogos do Mario: o arquivo entra por um lado e sai pelo outro, direto e sem intermediários no processo (peer-to-peer). Para usá-lo, você precisa primeiro acessar a página do app (link no fim da página), depois clicar em Ir ao aplicativo e dar as permissões necessárias.
Feito isso, será mostrada uma tela com dois botões (Friends e Locker) e um cano verde no meio. No botão do canto esquerdo, escolhe-se um amigo mandar os arquivos. Depois, basta clicar no cano e selecionar os documentos, músicas, vídeos ou fotos, entre outras opções.
[Acesse o Pipe pelo Downloads INFO]
Ficar olhando para a tela do computador por muito tempo, especialmente em ambientes escuros, pode prejudicar bastante a vista. Mas o f.lux, um programa simples para Windows, Mac e Linux, tem como proposta principal poupar sua visão.
O aplicativo faz isso ajustando automaticamente o balanço de cores e o brilho do monitor de acordo com o horário. Durante o dia, com o sol brilhando e com o nível de claridade alto, a tela fica com as configurações normais. No entanto, conforme a noite chega, o app deixa as cores mais mornas e o brilho menos intenso. Em um ambiente com bastante luz natural, é provável que a imagem sempre fique na mesma tonalidade da sala, por exemplo.
[Baixe o f.lux para Windows e Linux pelo Downloads INFO][Baixe o f.lux para Mac pelo Downloads INFO]
O aplicativo vencedor do concurso AppMyCity! foi anunciado na quarta-feira, e ele é do Brasil. O Colab, que tem versões para Android, iOS e web, foi criado em Recife e tem como proposta servir como uma ponte entre cidadãos e governo.
Ele funciona como uma rede social e permite que as pessoas reportem diariamente os problemas da cidade em que vivem. É possível propor soluções e novos projetos, além de avaliar serviços públicos, como hospitais e escolas. Para ajudar, os usuários podem subir fotos nos posts e usar recursos de geolocalização, que dão a posição exata dos problemas encontrados. Há até um sistema de ranking para mostrar os cidadãos mais participativos um aspecto de game que incentiva a participação de todos.
[Acesse o Colab pelo Downloads INFO][Baixe o Colab para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Colab para Android pelo Downloads INFO]
O popular jogo de cartas UNO já contava com versões para Android e iOS pagas e um tanto problemáticas, segundo os comentários na Play Store. No entanto, elas devem ser deixadas para trás pelo novo (e dessa vez gratuito) UNO & Friends, lançado nesta semana também para os dois sistemas móveis.
Online, o jogo permite disputar partidas com outras pessoas de todo o mundo, funcionando como se fosse um MMO (Massive Multiplayer Online). Para isso, é preciso primeiro se cadastrar ou se conectar ao game com a conta do Facebook. Feito isso, é só tocar em Jogar para, por duas moedas douradas, entrar em uma sala escolhida aleatoriamente. Você começa com 10 dessas moedas, e ganha algumas conforme sobe de nível. Se elas acabarem, é preciso tentar a sorte com raspadinhas, que aparecem a cada uma hora e garantem algumas moedinhas.
[Baixe o UNO & Friends para Android pelo Downloads INFO][Baixe o UNO & Friends para iOS pelo Downloads INFO]
A falta de aplicativos é uma das reclamações mais frequentes de usuários em relação ao Windows Phone. E um dos apps que parece mais fazer falta é o Instagram. Mas a situação ao menos nesse último caso está começando, graças principalmente ao Instance (antigo Itsdagram), uma boa alternativa ao serviço no WP.
Sem ligação com os criadores do app oficial e nem com a Micrososft, o Instance foi feito por um desenvolvedor independente, Daniel Gary que é responsável também pelo aplicativo alternativo do Pinterest no sistema. O programa traz basicamente todas as funcionalidades do aplicativo de compartilhamento de fotos: dá para acessar seu perfil, postar fotos com os efeitos desejados, colocar legendas e dar like, por exemplo. É possível até mesmo colocar a imagem no Facebook assim que ela for postada na rede do Instagram.
[Baixe o Instance para Windows Phone pelo Downloads INFO]
Depois de marcar época na década de 80 com Tetris, um clássico absoluto, o russo Alexey Pajitnov lançou mais uma série de jogos. E o puzzle gratuito Marbly é o mais novo deles além de ser a primeira investida do desenvolvedor no iOS.
O game lembra um tradicional resta-um, e, apesar de ter uma proposta diferente do primeiro sucesso de Pajitnov, ainda envolve o desafio de eliminar peças. Mas em Marbly, os blocos de Tetris são substituídos por bolinhas coloridas, que precisam ser combinadas no mínimo em trios, na vertical, horizontal ou diagonal, para serem removidas do tabuleiro.
São mais de 160 fases, divididas em três volumes de 54 cada e mais algumas extras. Cada um desses volumes ainda é repartido em seis fileiras de sete tabuleiros. Os primeiros são até simples, e servem para se ter uma noção de como o jogo funciona. Mas a dificuldade aumenta ainda na primeira fila, e Marbly mostra a verdadeira "face".
[Baixe o Marbly para iOS pelo Downlaods INFO]
O Oggl é um aplicativo da Hipstamatic que permite tirar e compartilhar fotos, além de aplicar nelas alguns filtros diversos.
Mais ou menos como o Instagram, o app funciona como uma rede social: o usuário cria um perfil e posta as fotos capturadas por ele. As pessoas podem seguir umas as outras e curtir as fotos, bastando, para isso, deslizar o dedo para um lado sobre a imagem e tocar no ícone de coração.
Mas o app traz alguns diferenciais interessantes. A câmera, para começar, apresenta cinco modos de captura: paisagens, retratos, noturno, comida e por do sol. Arrastar o dedo para a esquerda nessa faixa ainda revela os efeitos, que não se limitam aos filmes são cinco deles inicialmente. Há, junto com eles, cinco lentes diferentes, e dá para combinar tudo, o que resulta, na prática, em 25 filtros diferentes.
[Baixe o Oggl para iOS pelo Downloads INFO]
Em Enviro-Bear, você controla um urso motorista que está prestes a hibernar e precisa conseguir comida o suficiente para encher a barriga. Para isso, deve dirigir (isso mesmo) pelo cenário em busca de peixes e frutas. Mas um detalhe: apesar de ser quadrúpede, o animal só pode usar uma das patas para pilotar, que é controlada pelo cursor e por cliques do mouse.
Esse fator torna o desafio bem interessante: é preciso revezar entre acelerador, câmbio, volante e freio, sendo impossível fazer duas coisas ao mesmo tempo. Dessa forma, depois de acelerar, você deve aproveitar que o carro está andando para girar o volante para o lado certo.
[Baixe o Enviro-Bear 2000 para Windows pelo Downloads INFO][Baixe o Enviro-Bear 2010 para Android pelo Downloads INFO][Baixe o Enviro-Bear 2010 para iOS pelo Downloads INFO]