Tecnologia

O fim do SEO? Entenda o que é Answer Engine Optimization (AEO)

Com o avanço da inteligência artificial, o AEO muda o foco das buscas para respostas instantâneas e conversacionais, deixando o SEO tradicional em segundo plano

Pesquisas: inteligência artificial tem dominado os mecanismos e assistentes virtuais (J Studios/Getty Images)

Pesquisas: inteligência artificial tem dominado os mecanismos e assistentes virtuais (J Studios/Getty Images)

Publicado em 15 de maio de 2025 às 09h00.

A otimização para motores de busca, tradicionalmente conhecida como Search Engine Optimization (SEO), pode estar com os dias contados.

Isso porque, com o avanço da inteligência artificial generativa e dos chatbots, a dinâmica dos mecanismos de pesquisa, como o Google, está mudando rapidamente. E, agora, uma nova técnica para os websites chamada de Answer Engine Optimization (AEO) tem ganhado espaço.

O AEO adapta os conceitos do SEO para o universo das buscas conversacionais e assistentes de voz, como ChatGPT, Google Bard, Alexa e Siri.

Em vez de focar em palavras-chave estáticas, a estratégia concentra-se em criar conteúdos estruturados, ricos semanticamente e alinhados à intenção real do usuário. Isso inclui responder a diversas variações de perguntas relacionadas a um mesmo tema e fornecer respostas claras e objetivas que podem ser usadas diretamente por mecanismos de IA.

Diferentemente do SEO, que tem como principal objetivo a geração de tráfego orgânico via cliques para websites, o AEO visa a exibição de respostas instantâneas nos próprios assistentes virtuais e mecanismos de pesquisa, muitas vezes dispensando a necessidade do clique. É aquela primeira parte do Google que mostra uma resposta de IA assim que o usuário procura algo.

A parceria Google-Reddit: combustível para a IA

Em 2024, Google e Reddit firmaram uma parceria estratégica avaliada em cerca de US$ 60 milhões anuais, que concedeu ao Google acesso à API de dados do Reddit para alimentar seus modelos de inteligência artificial, como o Gemini.

Com esse acordo, o Google passou a utilizar o conteúdo do Reddit — composto por discussões em tempo real e opiniões de usuários — para aprimorar o contexto das respostas geradas pelas suas IAs.

Além disso, o Google também passou a priorizar o conteúdo do Reddit nos resultados de busca, ampliando a visibilidade dos fóruns.

Essa colaboração se apresenta como um movimento significativo diante da transformação do consumo digital, em que a inteligência artificial e o AEO ganham protagonismo. Para o Reddit, o acordo também representa uma nova fonte de receita estratégica, especialmente após sua oferta pública inicial (IPO) em 2024.

Contudo, o destaque privilegiado do Reddit nos resultados do Google gerou debates na comunidade de SEO, questionando possíveis impactos negativos para sites tradicionais, além de levantar discussões sobre privacidade e o uso responsável dos dados dos usuários.

O reinado ameaçado

Mas nem o Google tem se mostrado imune às mudanças causadas pela IA.

Recentemente, Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple (AAPL), afirmou que o volume de buscas no Safari, o navegador da empresa, caiu pela primeira vez em abril de 2025 — um marco histórico negativo para a gigante de Mountain View.

A desaceleração nos cliques pagos levanta dúvidas sobre o modelo de negócios central da companhia.

Embora o Google não tenha explicado a queda, analistas do banco Bernstein, segundo o Business Insider, sugerem que fatores macroeconômicos, ou até mesmo melhorias nas respostas baseadas em AI Overviews, podem ter reduzido a necessidade de os usuários clicarem em anúncios.

Além disso, a crescente popularidade de plataformas como ChatGPT, da OpenAI, e as ferramentas de IA da Meta estão redesenhando o que significa "buscar" na internet.

Segundo estimativas da Bernstein, consultas em chatbots com IA generativa já alcançam volumes equivalentes a 15% das buscas processadas por mecanismos tradicionais.

Apesar de o Google afirmar que o número total de buscas está crescendo, dados da empresa de análise Statcounter apontam uma tendência diferente.

A participação da empresa no tráfego global de buscas caiu de 93%, em março de 2023, para 89,71%, em março de 2025.

Ao mesmo tempo, cerca de 1 bilhão de pessoas já usam IA nos produtos da Meta e o ChatGPT conta com cerca de 800 milhões de usuários.

Acompanhe tudo sobre:SEOGoogleBusca

Mais de Tecnologia

Switch 2 quebra recordes com lançamento mundial e gera filas gigantes

Reddit processa startup Anthropic por 'explorar' dados de usuários para treinar modelos de IA

Computador quântico chinês "Origin Wukong" realiza 500 Mil tarefas em 143 países

Huawei confirma lançamento do smartwatch WATCH 5 com HarmonyOS AI para 11 de junho