Tecnologia

O 4G do Brasil está pronto para os Jogos Olímpicos?

Levantamento da OpenSignal mostra qual a situação das redes 3G e 4G no Brasil por quesitos como área de cobertura e velocidade média

Selfie no Rio de Janeiro: relatório mostra como estão redes móveis no Brasil (Daniel Ernst/Thinkstock)

Selfie no Rio de Janeiro: relatório mostra como estão redes móveis no Brasil (Daniel Ernst/Thinkstock)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 26 de julho de 2016 às 06h00.

São Paulo – Em poucos dias, o Brasil receberá atletas e turistas interessados na Olimpíada. Como qualquer outro evento que se passe nestes tempos, fotos serão capturadas e compartilhadas à exaustão em redes sociais. Mas a rede 4G do Brasil estará pronta para isso?

A Open Signal está publicando hoje seu relatório sobre a situação das redes móveis no Brasil em 2016. Os números divulgados pela empresa mostram como está a evolução na cobertura, velocidade, entre outros indicadores das redes de telecomunicações disponíveis no país.

O documento tem como foco o Brasil inteiro, mas com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a organização liberou alguns números específicos sobre a cidade. Ao comparar números do Rio de Janeiro com as médias nacionais, a sede da competição se sai melhor.

As operadoras campeãs na cobertura 4G do Rio são Nextel e Vivo, que oferecem sinal de alta velocidade por 77,8% e 73,4% do tempo respectivamente. TIM (com 65,6%) e Claro (com 62,6%) também se saíram bem. A exceção aqui é Oi, que vem enfrentando grandes dificuldades financeiras, que cobre menos da metade do território (43,8%) com sinal.

Nacionalmente, o alcance da rede móvel é muito mais pobre. As operadoras com melhores resultados são TIM e Vivo, que têm sinal de 4G disponível por 56% do tempo. A TIM ainda fica à frente por pouco—mas a margem de erro as coloca empatadas.

A campeão de velocidade no 4G é a Vivo, que tem velocidade média de 18,57 Mbps. A margem é grande até a média da Claro, que ficou em segundo lugar, com 11,63 Mpbs de velocidade média.

Abaixo, você pode ver os dados completos sobre velocidade de download em rede 3G e 4G. As médias são nacionais e os dados da OpenSignal.

EXAME.com

Para ver os números completos obtidos pela empresa, vá ao site do relatório.

Acompanhe tudo sobre:3G4GBrasil TelecomClaroEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas brasileirasEmpresas italianasEmpresas mexicanasEmpresas portuguesasEsportesNextelOiOlimpíada 2016OlimpíadasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTelemarTIMVivo

Mais de Tecnologia

Luxo em Dubai e IA no Texas: como Hussain Sajwani virou o homem de Trump no Oriente Médio

Secom critica decisão de Zuckerberg de remover checagem de fatos dos serviços Meta

CES 2025 bate recorde com mais de 1,3 mil expositores chineses

Nvidia revela menor supercomputador de IA do mundo na CES 2025