Nvidia leva processadores gráficos a carros Tesla e BMW
Painéis e sistema de navegação se tornam cada vez mais próximos de um computador
Da Redação
Publicado em 1 de julho de 2012 às 15h46.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h54.
São Paulo – Conhecida fabricante de processadores gráficos para computadores que necessitam de alto desempenho, especialmente para jogos, a Nvidia fechou parcerias com a BMW e com a Tesla para colocar sua tecnologia nos sistemas de navegação das próximas gerações de carros das montadoras. As novidades foram apresentadas na Consumer Electronics Show (CES) 2011, maior feira de tecnologia voltada para o consumidor final do mundo, realizada entre os últimos dias 6 e 9.
Nas BMWs, o sistema que usa a unidade de processamento gráfico (GPU) da Nvidia recebe o nome de iDrive e, segundo as empresa, “torna intuitivamente simples o ato de dirigir ao utilizar as facilidades de um veículo BMW”. Os veículos com iDrive contam com interface de última geração, navegação com gráficos detalhados, visor de alta resolução, rápido tempo de resposta entre a interface e o usuário com relatórios de tráfego em tempo real e referências terrestres. O sistema pode ainda antecipar informações e facilitar decisões do motorista, permitindo que uma direção mais segura capaz de proporcionar maior prazer de dirigir. O iDrive estará disponíveis na linha Mini Cooper, Série 7, Série 5 e Série 3 e nos demais veículos BMW indicados para atividades esportivas.
Para a montadora de veículos elétricos Tesla, a Nvidia preparou uma central de navegação com uma tela de alta resolução de 17 polegadas touchscreen com comandos totalmente intuitivos, navegação conectada ao tráfego em tempo real, com pontos de interesse e informações climáticas. Já o painel de instrumentos conta com uma tela LCD de 12,3 polegadas com gráficos 3D avançados que trazem informações sobre o veículo. Os recursos estarão disponíveis no sedan Model S.