Tecnologia

Novo botão de 'Curtir' do YouTube ganha animações temáticas

Recurso faz parte de atualização da interface e está disponível em conteúdos de diversos gêneros, como esportes, animais de estimação e viagens

Ainda não há previsão de quando as animações estarão disponíveis para todos os vídeos ou usuários (CFOTO/Future Publishing/Getty Images)

Ainda não há previsão de quando as animações estarão disponíveis para todos os vídeos ou usuários (CFOTO/Future Publishing/Getty Images)

Publicado em 31 de outubro de 2025 às 06h40.

O YouTube começou a liberar um novo recurso que transforma o botão de “Curtir” em uma pequena animação temática quando o usuário interage com vídeos selecionados. A novidade foi anunciada na última quarta-feira, 28, e faz parte de um pacote de atualizações visuais para tornar a navegação na plataforma mais intuitiva e interativa.

De acordo com a empresa, existem atualmente 20 tipos de animações, cada uma criada para se adequar ao gênero do vídeo em exibição. O recurso busca personalizar a experiência de engajamento dos usuários, adicionando um elemento visual às interações.

Variação conforme o conteúdo

As animações aparecem logo após o clique no botão “Curtir” e mudam de acordo com o tema do vídeo. Em conteúdos sobre automobilismo, por exemplo, o botão se transforma em um pneu girando e soltando fumaça. Já em vídeos educativos, o ícone assume a forma de uma lâmpada acesa, simbolizando uma ideia.

Segundo registros compartilhados pelo criador de conteúdo Andreas Storm na plataforma X (antigo Twitter), há versões específicas também para vídeos de animais de estimação, esportes e viagens. No entanto, ainda não há animações dedicadas a vídeos de bebês ou conteúdos infantis, segundo o portal Android Authority, que testou o novo recurso.

Ainda não há previsão de quando as animações estarão disponíveis para todos os vídeos ou usuários. Segundo o YouTube, a implementação ocorrerá de forma gradual.

Acompanhe tudo sobre:YouTubeAnimaçãoVídeos

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint