EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 5 de maio de 2010 às 13h39.
São Paulo - Conforme havia prometido, Robin Sloan, da equipe de mídia do Twitter apresentou ontem uma ferramenta que permite "incorporar" tweets em outros sites, da mesma forma que já funciona com vídeos do YouTube, por exemplo. O mecanismo, chamado de Blackbird Pie, ainda é experimental e pode não funcionar em alguns sites.
Para usar a ferramenta, é preciso ter o endereço da página de um tweet específico (é possível chegar ao endereço clicando no horário em que a mensagem foi publicada). Daí, basta colar esse endereço no Blackbird Pie e clicar em "Bake it". O sistema vai gerar um texto em HTML, que, copiado e colado no código de um site ou do post de um blog reproduzirá o tweet como se fosse uma citação, com direito à imagem de fundo do autor e link direto para o perfil no Twitter.
Sloan explicou que a ferramenta já é usada por sua equipe, mas ainda não é considerada um recurso oficial do Twitter. Daí o aviso: "use por sua conta e risco".
Até agora, para fazer referência ao Twitter na hora de fazer alguma citação, muitos blogueiros usavam a famosa tecla print screen e colavam as imagens do microblog em seus posts. Além de dar mais trabalho, o procedimento impede que os textos sejam encontrados em mecanismos de busca, e deixa a página "mais pesada" para carregar.