Tecnologia

Samsung e Nokia se unem para levar aplicativo de GPS Here Maps para smartphones Android

Aplicativo também estará disponível para o relógio inteligente Gear S

Sammy Here (Divulgação)

Sammy Here (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 10h40.

A Samsung e a Nokia se uniram para levar o aplicativo de navegação por GPS chamado Here Maps para os smartphones com sistema Android. O app estará disponível a partir de outubro deste ano, mas será exclusivo para os aparelhos da linha Galaxy, da Samsung .

O Here Maps chegará, em versão beta, aos smartphones da marca junto como relógio inteligente Gear S, um produto que funciona de forma independente do celular. O smartwatch também contará com o aplicativo para navegação curva a curva para pedestres e permitirá sincronizar rotas com dispositivos compatíveis.

Uma característica útil para poupar dados de internet em dispositivos móveis é a possibilidade que o Here oferece de baixar mapas para utilizá-los com a conexão 3G desligada. Contudo, o Google Maps anunciou esse recurso em maio deste ano.

A iniciativa de levar o Here Maps para o Android é uma extensão da licença adquirida pela Samsung, que previamente anunciou uma versão do app para o Gear S, que tem sistema Tizen.

O Here Maps foi retirado da App Store, no final do ano passado. Ou seja, o aplicativo passou a ser uma exclusividade dos aparelhos com sistema Windows Phone. A Nokia, entretanto, destaca a possibilidade de utilizar o serviço a partir de navegadores de internet em qualquer modelo de smartphone com GPS.

Segundo o jornal The New York Times, nos smartphones, o Here é superado pelo Google Maps, que tem mais de 1 bilhão de usuários no mercado móvel, de acordo com estimativas. Entretanto, há o benefício do aplicativo ser instalado por padrão nos celulares equipados com o sistema operacional Google Android. O Here também está presente nos smartphones da marca, que tem mais de 100 milhões de clientes.

Como bem indica o The Verge, a iniciativa parece ser um esforço da Samsung de se desvincular, em parte, do Google, uma vez que as empresas são interdependentes no segmento de smartphones: a Samsung é a companhia que mais vende celulares com sistema Android no mundo.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaGalaxyGoogleIndústria eletroeletrônicaINFOLocalizaçãoMapasNokiaSamsungSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal

O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo