Tecnologia

Assine o Chrome OS, do Google, e ganhe um notebook

Informações não oficiais indicam que o Google pode vender o Chrome OS por meio de um sistema de assinaturas que vai incluir o computador e o software

O Google estaria se preparando para oferecer notebooks com o Chrome OS por meio de um sistema de assinaturas  (þä½/Flickr)

O Google estaria se preparando para oferecer notebooks com o Chrome OS por meio de um sistema de assinaturas (þä½/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2011 às 11h44.

São Paulo - Rumores indicam que o Chrome OS pode chegar no meio do ano por meio de um sistema de assinaturas, na faixa de 10 a 20 dólares mensais.

O site Neowin afirma ter ouvido de uma fonte confiável que os notebooks vão ser lançados entre o fim de junho e o início de julho deste ano. O usuário faria a assinatura e ganharia o hardware, que seria atualizado sempre que um novo modelo surgisse. Também receberia garantia contra defeitos. Para garantir conexão em 100% do tempo, o computador viria com um plano de dados de uma operadora.

De acordo com o Neowin, não está claro se o modelo será adotado apenas para clientes do Google Apps ou se valerá para qualquer pessoa com uma conta Google. De uma forma ou de outra, seria uma estratégia extremamente agressiva e capaz de provocar danos à Microsoft – e que não sairia barata. O site afirma que os notebooks também poderão ser comprados e que o modelo de distribuição seria similar ao do Android, ou seja, sem vendas diretas do Google.

Embora muita gente não bote fé no sistema operacional, seu desenvolvimento é uma das prioridades da empresa. Larry Page tem o desejo pessoal de fazê-lo dar certo e, com isso, tirar mercado do Windows e inaugurar uma nova era na computação. Isso ficou claro logo que ele assumiu o comando da companhia e reorganizou a gestão em seis áreas de produtos: o Chrome está entre elas e o escolhido para capitanear o time foi Sundar Pichai, diretamente envolvido com o Chrome OS desde o seu anúncio.

Há alguns indícios de que o sistema está próximo de ser lançado. No Chromium OS, apareceu um canal estável recentemente. Também surgiu na última semana um aplicativo online, o Getting Started, que explica como funcionam os computadores com o sistema.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChromeComputadoresEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia