Kindle: e-reader da Amazon começará a ser vendido no Brasil nas próximas semanas e custará 299 reais (Amazon)
Gabriela Ruic
Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 10h00.
São Paulo – Amazon e Google anunciaram nesta madrugada o início de novos serviços para os consumidores brasileiros. Enquanto a primeira traz para o país o seu consagrado e-reader, Kindle, e um grande acervo de e-books em português e outros idiomas, a segunda começa a oferecer, além de livros digitais também em português, o aluguel e a compra de filmes em sua loja virtual, a Google Play.
Amazon
Liderada por Jeff Bezos, a Amazon é, há meses, alvo de rumores acerca do início das suas operações no Brasil. A confirmação de que a chegada da empresa era iminente aconteceu na semana passada, quando vieram à tona alguns acordos firmados com editoras brasileiras. Nessa madrugada, porém, é que a Amazon começou, de fato, a operar no país com o lançamento da Loja Kindle Brasil.
Segundo comunicado à imprensa, a loja virtual oferecerá mais de 1,4 milhão de livros eletrônicos, vendidos em reais, dos quais 13 mil estarão disponíveis em português. Mas além da variedade de títulos, a Amazon garante que os preços com os quais irá vender seus e-books serão os menores do mercado digital.
A empresa também anunciou que irá trazer, nas próximas semanas, a nova geração do Kindle, seu e-reader. Por aqui, o aparelho será vendido por preço competitivo e mais baixo que o da concorrência: 299 reais, contra os 399 reais cobrados pela rival da Amazon no Brasil, a Livraria Cultura, por seu recém-lançado Kobo.
Por fim, a Amazon anuncia também o lançamento de novos apps de leitura Kindle gratuitos e em português. Com eles, usuários podem acessar os livros eletrônicos adquiridos em sua loja virtual em aparelhos como iPhone, iPad, smartphones e tablets com Android, além de PCs e Mac.
A empresa de Sergey Brin e Larry Page também anunciou novidades na madrugada desta quinta-feira. Agora, brasileiros poderão comprar livros eletrônicos em português através da sua loja virtual, a Google Play. Além dos e-books, também será possível alugar ou adquirir filmes em várias definições.
“Unimos forças com os principais nomes das indústrias editorial e cinematográfica para trazer um excelente portfólio de livros e filmes aos consumidores brasileiros”, disse Hugo Barra, vice-presidente de Android, em comunicado.
A empresa não ofereceu estimativa acerca da quantidade de títulos disponíveis para compra ou aluguel, no que diz respeito a livros e filmes. No entanto, informou que o aluguel de filmes irá custar 3,90 reais, enquanto a compra sairá por 12,90 reais.