Yokohama - A montadora japonesa Nissan disse que está lançando seu segundo veículo totalmente elétrico neste mês, persistindo com a tecnologia apesar da aceitação mercado menor do que o esperado desde que lançou seu primeiro carro elétrico há mais de 3 anos.
O novo veículo, uma van comercial chamada e-NV200, começará a ser vendida na Europa neste mês e no Japão, em outubro, disse a segunda maior montadora de caros do Japão nesta segunda-feira.
Este é o segundo de quatro veículos de emissão zero que a Nissan planeja lançar até março de 2017, disse o vice-presidente de planejamento Andy Palmer, recusando-se porém a revelar uma meta de vendas para o e-NV200.
Embora as vendas do Leaf, o carro compacto elétrico que a Nissan lançou em dezembro de 2010, tenham crescido gradualmente -- no último ano fiscal as vendas do Leaf subiram 70 por cento, para 52 mil veículos -- o automóvel ainda precisa deslanchar da maneira que o presidente-executivo, Carlos Ghosn, previu.
Embora Ghosn tenha definido uma meta de vendas de 1,5 milhão de veículos elétricos até o final de março de 2017 para a Nissan e a aliada francesa Renault, os consumidores têm sido dissuadidos em parte pela autonomia e a relativa escassez de estações de carregamento. Desde então, ele adiou o prazo da meta em dois a três anos.
Até o final de março, as duas companhias até agora venderam um décimo desta meta, totalizando 150 mil veículos elétricos, com o Life respondendo pela maior parte disso.
O e-NV200 foi projetado para ter autonomia de cerca de 190 quilômetros com uma carga de bateria, com base nos padrões japoneses.
Na França, o preço de tabela do veículo é 20.610 euros (28.100 dólares), caindo para 14.310 euros com subsídio do governo. No Japão, o veículo começa em cerca de 3,9 milhões de ienes (38.100 dólares), excluindo subsídios.
- 1. E-Patrol, BMW
1 /10(Divulgação)
A equipe da
BMW escolheu a cidade de Los Angeles como cenário ideal para o seu futurista E-Patrol. Segundo uma pesquisa feita pela marca, em 2025, a região terá mais tráfego e os veículos de segurança deverão ser mais rápidos e movidos por fontes alternativas de combustível. Para garantir a mobilidade de forma ágil e também a comunicação com outras viaturas, o design do E-Patrol é inspirado nas formas de um zangão. Quando em perseguição, o carro, que tem capacidade para três ocupantes, emite um zumbido alto além de ser capaz de levantar voo. O melhor disso tudo? O E-Pratol é totalmente movido a eletricidade.
2. General Motors Volt Squad ("Observe") 2 /10(Divulgação)
A versão da General Motors para as viaturas de polícia do futuro é composta por três veículos 100% movidos a eletricidade. O que você vê ao lado é um modelo voador, para apenas um ocupante e que faz a patrulha no alto, lá do céu. Não à toa, o conceito é chamado de “Observe”.
3. General Motors Volt Squad (“Engage”) 3 /10(Divulgação)
O segundo veículo de segurança futurista da GM é o “Engage”. Mais robusto do grupo, ele funcionaria como uma espécie de base móvel para as ruas em 2025. Como os demais, conta com o sistema porpulsor do Chevrolet Volt, o principal elétrico da GM.
4. General Motors Volt Squad ("Pursue") 4 /10(Divulgação)
Por fim, a GM apresenta sua visão de um carro ideal para perseguição de criminosos. É o “Pursue” (no português "busca"), modelo de formas aerodinâmicas que facilitam o deslocamento e garantem mais velocidade à busca implacável.
5. Esquadrão Drone CHP, Honda 5 /10(Divulgação)
A filial americana da Honda projetou um conjunto de veículos robustos para funcionar de forma eficiente no “ambiente hostil da Califórnia” em 2025, sem ser preciso alterar a infraestrutura rodoviária. A viatura pode funcionar de forma autônoma, sem necessidade de motorista, e vem como uma moto acoplada.
6. Esquadrão Drone CHP, Honda (helicóptero) 6 /10
Não para aí. Para incrementar o seu conjunto de segurança do futuro, a Honda criou também um helicóptero para ajudar no deslocamento das viaturas em caso de uma ocorrência urgente.
7. "CHiPs" 2025, Honda 7 /10(Divulgação)
A filial japonesa da Honda também se inscreveu no desafio, com o seu "CHiPs" 2025. A estrela principal do conjunto é um veículo de patrulha esportivo que garante a mobilidade e “parrudez” necessária para lidar com situações de trânsito caóticas.
8. Mercedes-Benz Ener-G-Force 8 /10(Divulgação)
Em 2025, os agentes de segurança terão de se adaptar a estradas ainda mais lotadas com o trânsito monitorado e controlado eletronicamente e uma população muito maior. A fabricante Mercedes-Benz busca atender a esses requisitos com o SUV ecológico, totalmente movido a eletricidade, “Ener-G-Force". Em termos de design, o modelo é baseado no Classe G, o ícone da marca de luxo que está em produção desde 1970
9. Sharc, Subaru 9 /10(Divulgação)
A fabricante de carros japonesa Subaru escolheu um nome para sua tropa de choque de segurança que remete à natureza: Sharc, tubarão em português. Na versão de estrada, o predador dos mares dá lugar a uma frota totalmente alimentada por energia renovável e carbono neutra, a fim de atender às legislações ambientais mais rígidas. Por operar de forma autônoma, os veículos eliminan a necessidade de uma grande equipe de patrulha em tempo integral nas ruas.
10 /10(Getty Images)