Tecnologia

Nintendo prepara lançamento do Wii 2

A Nitendo prepara uma nova versão do sem bem sucedido console para jogos Wii. A principal novidade será o uso de imagens em alta resolução nos games

O Wii, da Nintendo, é o campeão em vendas entre os consoles para jogos, mas o interesse do público por ele vem declinando (David McNew / Getty Images)

O Wii, da Nintendo, é o campeão em vendas entre os consoles para jogos, mas o interesse do público por ele vem declinando (David McNew / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 18 de abril de 2011 às 06h24.

São Paulo — A Nintendo parece estar preparando uma nova geração do seu bem sucedido console para jogos Wii. O anúncio deve ser feito durante a Electronic Enterteinment Expo (E3), que acontece em junho em Los Angeles. Já as vendas devem começar em algum momento no segundo semestre.

A principal novidade deve ser o uso de imagens em alta resolução nos jogos. Também se espera que haja algum tipo de sensor de movimento para competir com o Kinect, da Microsoft. Além disso, há a expectativa de que surjam novos recursos para jogos online e comunicação via internet. As informações têm vazado, supostamente, por meio de desenvolvedores de jogos que tiveram acesso aos planos da Nintendo.

Em geral, a indústria de consoles para jogos trabalha com ciclos de vida mais longos que os dos computadores e smartphones. Os últimos lançamentos de consoles – do Wii e do PlayStation 3, da Sony – aconteceram em 2006. No ano passado, a Microsoft conseguiu dar nova vida ao seu Xbox 360 por meio do sensor de movimentos Kinect, mas o console continuou sendo basicamente o mesmo.

A Nintendo vem mantendo ampla dianteira em volume de vendas há anos. Atraente e mais barato que os concorrentes, o Wii conquistou um público amplo. Dados da empresa Strategy Analytics indicam que já foram vendidas 75,5 milhões de unidades do Wii. O PlayStation 3 e o Xbox ficam bastante atrás, quase empatados, com 43,4 e 42,9 milhões de unidades, respectivamente.

Mas as vendas do console da Nintendo declinaram em 2010, o que indica que é hora de renovar o produto. Em maio, a empresa deve reduzir o preço do Wii em 25%. No mercado internacional, seu preço vai cair de 200 para 150 dólares.

A redução de preço pode ter dois objetivos. O primeiro é manter as vendas aquecidas enquanto não chega o novo modelo. O segundo é desovar os estoques do console atual, preparando o terreno para a chegada do novo. O sucessor do Wii vem sendo chamado, informalmente, de Wii 2 ou Wii HD. A Nintendo, por enquanto, mantém segredo sobre o assunto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNintendoSonyTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma