Tecnologia

"Netflix dos games": Microsoft prepara streaming de jogos para TVs

Segundo a companhia, responsável pelo Xbox, a experiência dos jogos será incorporada diretamente em televisores, sem a necessidade de aparelho adicional, além do joystick. Empresa deve apresentar mais detalhes na feira de games E3

Xbox: MIcrosoft prepara formas de jogar games sem precisar de consoles (Phil Barker/Getty Images)

Xbox: MIcrosoft prepara formas de jogar games sem precisar de consoles (Phil Barker/Getty Images)

A Microsoft, empresa que controla a marca Xbox, está desenvolvendo um dispositivo de streaming dedicado a jogos eletrônicos transmitidos via computação em nuvem por meio de um televisor, sem a necessidade de precisar comprar um console dedicado para jogar. A iniciativa faz parte do negócio chamado "Xbox Game Pass", que oferece acesso a uma biblioteca de jogos, mediante uma assinatura mensal.

Atualmente, Xbox Game Pass funciona em PCs ou consoles da Microsoft. Com o novo dispositivo, o serviço deve chegar para mais usuários. A novidade se assemelha ao GameFly, empresa que operou de 2012 a 2018, chegou a ter uma parceria exclusiva com televisores da Samsung no Brasil, mas encerrou atividades após ser comprada pela Electronic Arts. A iniciativa de games da Microsoft também é parecida com a adotada pelo Google Stadia, um serviço de streaming de games do gigante das buscas on-line.

A Microsoft pretende levar o Game Pass tanto para TVs quanto para celulares. Uma forma de fazer isso é via parcerias com fabricantes para adicionar jogos em nuvem a smart TVs . Para isso, será preciso que a dona do Xbox desenvolva uma tecnologia específica para que os usuários possam conectar em TVs ou monitores de computador e transmitir via jogos da nuvem -- sem a necessidade de um console ou um computador de última geração. Nesse caso, nada além de um televisor e um controle serão necessários para jogar games. Os jogos serão executados em um datacenter da Microsoft e transmitidos ao jogador em tempo real via internet.

Essa aposta da Microsoft no mundo do streaming de jogos coloca em evidência o futuro que a companhia espera para o mundo dos videogames: entretenimento interativo que não necessariamente envolva o modelo tradicional de hardware e software.

"Como empresa, a Microsoft aposta totalmente nos jogos. Os jogos são a categoria mais dinâmica na indústria do entretenimento. Na verdade, existem três áreas principais nas quais acreditamos ter uma vantagem competitiva incrível: primeiro, nossa liderança em nuvem. Em segundo lugar, os recursos de que dispomos para construir o nosso serviço de assinatura, o Xbox Game Pass. E terceiro, nosso foco geral em capacitar criadores", explica, em nota, Satya Nadella, CEO mundial da Microsoft.

A companhia tem realmente intensificado seus investimentos e seu foco quando se trata de jogos e capacitação de criadores. Um exemplo disso é a compra do icônico estúdio Bethesda, responsável por franquias como FalloutThe Elder Scrolls e Doom, por 7,5 bilhões de dólares em sua maior aquisição relacionada a videogames até agora. No Game Pass, a Microsoft oferece acesso tanto a jogos de seus próprios estúdio quanto de terceiros, e a biblioteca é rotativa (como acontece na Netflix com os filmes e séries).

Até o momento, a empresa não deu detalhes sobre a aparência desses novos dispositivos, embora haja uma certa sinergia do mercado quanto ao aparelho em si, que pode ser similar a Firestick da Amazon e do Chromecast do Google, ambos os quais agora oferecem um suporte para jogos em nuvem. O nome oficial também não foi relevado.

Ainda segundo a Microsoft, os jogos em nuvem do Xbox Game Pass Ultimate, plano mais completo do serviço de assinatura da companhia, serão lançados na Austrália, Brasil, México e Japão ainda este ano.

"Nas próximas semanas, os jogos em nuvem no navegador serão abertos a todos os membros do Xbox Game Pass Ultimate. Com suporte para Edge, Chrome e Safari, os jogadores estarão a apenas um clique de jogar em quase todos os dispositivos", informa a companhia.

Vale lembrar que a companhia deve detalhar mais sobre suas novidades para o mundo dos jogos por assinatura ainda nessa semana. No próximo dia 13 de junho, às 14h, a companhia se apresenta na E3, evento anual sobre jogos eletrônicos, no painel  "Xbox & Bethesda Games Showcase"

O que é o Xbox Game Pass

O Xbox Game Pass é o serviço de jogos por assinatura onde consumidores que possuem um Xbox ou um PC podem acessar um grande catálogo de jogos por um valor mensal - modelo de negócio semelhante ao adotado pelos outros serviços de streaming da atualidade como Netflix e Spotify, com a diferença que é necessário um console próprio para desfrutar do uso e que parte dos títulos só estavam disponíveis via download digital.

Agora, com uma maior integração ao sistema de Nuvem e a futura adaptação do sistema para outras plataformas, usuários poderão acessar esses jogos de qualquer dispositivo e sem a necessidade de realizar um download.

Atualmente, existem três tipos de assinatura para o Xbox Game Pass: para Xbox, que custa R$ 29,99 por mês; para PCs, com o mesmo preço e que inclui a EA Play e, por fim, a mais completa, chamada Ultimate, com custo mensal de R$ 44,99.

O mercado dos videogames é só mais uma das tantas bilionárias indústrias do entretenimento. Assine a EXAME e conheça de perto a inovação.

Acompanhe tudo sobre:Consoles para jogosE3Jogos onlineMicrosoftXbox

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA