Netflix cria ranking para facilitar escolha de séries para assistir

A nova aba, chamada e "Bombando", fica no menu do serviço de streaming e une o útil ao agradável

Uma nova atualização do aplicativo da Netflix para Smart TVs deve chegar em breve. A nova função tem como objetivo facilitar a vida do usuário no momento de escolher uma série para assistir e já está disponível em alguns dispositivos no mundo.

 (Tamires Vitorio/Exame)

A nova aba, chamada e "Bombando", fica no menu do serviço de streaming (os três riscos do lado esquerdo da televisão) e pretende manter todos os usuários a par do que tem sido adicionado na plataforma e quais são as novas produções que devem chegar em breve. A seção vai combinar o que é novo, o que está chegando e também o top 10 de séries no momento.

A função será atualizada diretamente e mostrará séries e filmes que devem ser lançados em até um ano.

A primeira fila que aparece no aplicativo das Smart TVs são as "Novidades na Netflix", que incluem originais como RatchedEnola HolmesBom Dia Verônica, bem como conteúdos licenciados como filme Ladybird. Em seguida, vem o top 10 do dia no Brasil, liderado pela série Emily em Paris e seguido pela novela infantil Chiquititas.

No terceiro menu, chamado de "Valem a Espera", estão produções como Lúcifer (que terá a continuação da quinta e última temporada lançada em breve), e é possível marcar um lembrete para o usuário saber exatamente quando a série ou filme vai chegar à plataforma.

O quarto menu traz as estreias semanais. Nesta semana, por exemplo, constam séries como A maldição da mansão Bly, que será lançada no dia 9 de outubro, e a estreia da quarta temporada do drama adolescente Riverdale, que chega na Netflix também nesta sexta-feira.

O último menu mostra as estreias da próxima semana, como a série Distanciamento Social e o licenciado IT: a coisa, primeira parte do filme baseado no livro homônimo do autor americano Stephen King.

Foca na TV

A função, além de beneficiar o usuário, é um truque na manga da Netflix. Com isso, ela se diferencia ainda mais das concorrentes que não possuem funções parecidas. A experiência do usuário, por fim, fica ainda mais rica em tempos que o streaming só cresce.

Em abril, o streaming atingiu seu pico, com um aumento de 81% globalmente, segundo a consultoria americana Conviva. Na América Latina, 38% das pessoas passaram mais tempo consumindo serviços de streaming em relação ao ano passado. Na Europa, continente vencedor, o aumento foi de 174%.

Ao contrário do que se pensa, os usuários passam mais tempo vendo séries e filmes em Smart TVs, como a Samsung, a Roku e a LG. No segundo trimestre deste ano, o crescimento do uso dos dispositivos para consumir streaming aumentou 239% em um ano --- além de dobrar sua participação no mercado de 7% para 15%.

Os dados da Conviva, enviados com exclusividade à EXAME, mostram que 40% dos latinoamericanos preferem assistir a séries e filmes em TVs conectadas, representando um salto de 155% em relação ao ano de 2019. As TVs com acesso à internet também saíram ganhando nessa, enquanto o uso de consoles para assistir streaming aumentou apenas 1%. E 19% assistem séries em seus smartphones.

No Brasil, segundo a consultoria GfK, o mercado de TVs cresceu 4% em faturamento entre 1º de janeiro e 12 de julho de 2020.

O lançamento somente para TVs é um movimento inteligente da Netflix. E coloca em evidência o poder que o serviço de streaming possui.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.