Tecnologia

Nasa aposenta satélite de monitoramento dos oceanos

São Paulo - A Nasa, agência espacial americana, anunciou que o satélite Jason-1 falhou e foi desativado. O instrumento lançado em 2011 acompanhava o aumento do nível...

Jason-1 (Divulgação/Nasa)

Jason-1 (Divulgação/Nasa)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

São Paulo - A Nasa, agência espacial americana, anunciou que o satélite Jason-1 falhou e foi desativado. O instrumento lançado em 2011 acompanhava o aumento do nível do mar.

O satélite Jason-1, projetado para durar até cinco anos, entrou em colapso na quarta-feira (3) e não conseguiu mais fazer transmissões de dados. Segundo a Nasa, o satélite deve ficar sem bateria nos próximos 90 dias. No entanto, permanecerá em órbita por pelo menos mais mil anos antes de cair no planeta.

O equipamento foi construído a partir de uma parceria entre os Estados Unidos e a França. O monitoramento feito por Jason-1 por pouco mais de uma década ajudou meteorologistas em previsões meteorológicas.

O Jason-1 fez uma vasta varredura da superfície dos oceanos, além de medições sobre a altura das ondas e as mudanças de temperatura nos mares. Segundo cientistas da Nasa, o equipamento foi fundamental para controlar dados sobre o El Niño e outras condições climáticas. O El Niño é um fenômeno em que há um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico perto dos trópicos, o que afeta o regime de chuvas nas regiões.

John Grunsfeld, administrador da Nasa, afirmou que Jason-1 foi um sucesso científico, técnico e internacional. A missão cumpriu seu objetivo em todos os requisitos, em uma longa missão. Desde o lançamento, ele observou um aumento do nível do mar em quatro centímetros, uma medida exata e crítica das alterações climáticas, e um resultado direto do aquecimento global, segundo Grunsfeld.

Além deste satélite, há também a missão Jason-2, com o satélite operado pelas agências de meteorologia dos Estados Unidos e da Europa. Os cientistas garantem que o equipamento está bem de saúde e continua a recolher dados. Esta equipe também se prepara para lançar o próximo satélite da série, Jason-3, em março de 2015. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)NasaINFOSatélites

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático