Na mão: smartphone LG G3, o gadget mais poderoso da LG
Conheça em detalhes o concorrente direto do Galaxy S5 e do Xperia Z2
Lucas Agrela
Publicado em 22 de julho de 2014 às 09h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h50.
A LG entrou na nova e disputada temporada de smartphones topo de linha com o poderoso LG G3. A edição que chegou ao INFOlab conta com processador Qualcomm Snapdragon 801, de quatro núcleos rodando a 2,5 GHz, GPU Adreno 330, 32GB de armazenamento, 3GB de memória RAM e bateria de 3.000 mAh. Contudo, a LG também irá oferecer uma edição do dispositivo com 2GB de RAM e 16GB, possivelmente, com um preço mais baixo devido ao alto custo das memórias flash. Leia a seguir as primeiras impressões de INFO sobre o LG G3.
A tela é um dos pontos altos do LG G3. Ela tem 5,5 polegadas com resolução de 2560 por 1440 pixels (QHD), com 538 ppi. Apesar do tamanho avantajado, o design curvado da parte traseira do dispositivo o torna confortável de se segurar. Nesse quesito, o aparelho lembra o Motorola Moto X. Ainda assim, suas dimensões largas ficam evidentes no bolso da calça do usuário e ocupam um espaço considerável na bolsa ou mochila. O acabamento do dispositivo passa a impressão de ser um produto topo de linha, apesar de sua construção ser em plástico. Os botões ficam localizados na parte de trás do aparelho, como já é comum para a LG. Há apenas três botões: dois de volume e um de liga/desliga. O padrão de recarregamento é um tanto futurístico, uma vez que a conexão é USB 3.0. Claro que isso ajuda na hora de transferir conteúdos para ou a partir de um computador, mas, atualmente, são poucos os aparelhos com esse recurso. A desvantagem disso é a necessidade de estar sempre com o cabo na mochila para um recarregamento eventual no dia a dia, uma vez que seu colega de trabalho ou faculdade provavelmente não poderá emprestar um cabo compatível.
Em quatro pontos cruciais o G3 se diferencia bastante do Nexus 5, além do preço, que, por ora, é desconhecido: O novo smartphone da LG grava vídeos em 4K; possui entrada para cartão microSD de até 128GB, conta com suporte à rede 4G brasileira e tem Wi-Fi padrão 802.11ac, conectividade wireless mais rápida do mercado e um item raro em celulares. A experiência de navegação no sistema é ótima e não houve travamentos em testes rápidos de usabilidade.
A câmera do LG G3 é um ponto que merece destaque. O sistema de foco funciona de forma única no mercado de smartphones atual: com laser. O processo leva apenas 0,276 milisegundos. Na prática, o recurso funciona bem e ajuda a capturar o momento com precisão, especialmente quando a oportunidade para a fotografia surge de forma inesperada. As imagens são registradas com 13MP e a câmera pode ser ativada segurando o botão de volume mesmo que o smartphone esteja bloqueado. A câmera frontal também conta com um recurso inteligente que facilita no momento de tirar selfies. O usuário pode apontar a câmera, levantar uma das mãos aberta e fechá-la para ativar o temporizador da câmera. Depois de alguns segundos, a foto é tirada.
Deslizando para a esquerda na tela inicial, o sistema exibe um painel fitness. Um aplicativo dedicado exibe a quantidade de passos do usuário e a estimativa de calorias queimadas durante o exercício. O app pode detectar, usando o acelerômetro do gadget, se o usuário estava andando, correndo ou andando de bicicleta, além de oferecer a possibilidade de gravar uma rota usando o GPS. Neste último caso, o resultado é apresentado em um mapa que mostra a distância e percurso do exercício.
O aparelho chega ao mercado brasileiro até o mês de agosto, mas ainda não possui um valor definido. A média dos concorrentes diretos Samsung Galaxy S5 e Sony Xperia Z2 está em um patamar elevado: 2.500 reais. Se o LG G3 for vendido por um preço semelhante, o produto tem potencial para disputar com maestria a preferência dos consumidores. Entretanto, a sua tela QHD pode causar problemas de bateria. Fique ligado para uma análise completa do aparelho na editoria de Reviews da INFO.