Na mão: Samsung Galaxy S5
A Samsung apresentou nesta semana o Galaxy S5, seu novo smartphone topo de linha. O aparelho é um dos mais potentes da fabricante, ficando atrás somente do Galaxy...
Da Redação
Publicado em 24 de fevereiro de 2014 às 16h47.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h55.
A Samsung apresentou nesta semana o Galaxy S5, seu novo smartphone topo de linha. O aparelho é um dos mais potentes da fabricante, ficando atrás somente do Galaxy Note 3 que tem mais memória RAM, embora conte com menos força de processamento. Leia a seguir as primeiras impressões do Galaxy S5.
O Samsung Galaxy S5 tem um design iterativo, beirando ao conservadorismo. Ele é um aparelho que passa a impressão de ser bastante sólido, mais do que o S3, e não há sons estranhos de possíveis componentes se quebrando quando o pressionamos. Com peso de 145 g, o smartphone não é um peso-pena, mas não é algo que prejudique o uso diário.
Ele tem dimensão de 142mm por 72.5mm por 8.1mm.O aparelho é envolto em plástico, não alumínio, e há uma textura na parte traseira que lembra couro. O S5 estará disponível em quatro cores: preto, branco, dourado e azul.
Assim como o S4, o S5 tem o Smart Scroll, em que um sensor identifica a cabeça do usuário enquanto ele lê a página é rolada automaticamente. A Samsung deu duro para trazer inovações de destaque para o novo smartphone. Estamos falando do Heart Monitor, que pode medir batimentos cardíacos, um sensor biométrico que permite fazer transações no PayPal apenas com a impressão digital, a certificação IP 67, que prova que o smartphone é resistente à poeira e água, bem como outras inovações que explicaremos a seguir.
O sensor de digitais é localizado no botão home do aparelho e a Samsung fez um ótimo trabalho tornando-o discreto. Para registrar uma pessoa, é preciso escanear oito vezes cada impressão digital, sendo que três podem ser registrada. O ângulo do dedo é essencial para que a tecnologia funcione. A parceria da Samsung com o PayPal para pagamento se válida em 26 mercados. Será interessante ver a aceitação desse novo método de pagamento, mas ao menos no eBay as transações serão mais seguras.
O aparelho conta com o processador mais novo da Qualcomm, o Snapdragon 801. Atualmente, esse é o mais potente do mercado de smartphones Android. No entanto, o chip é de 32 bits, diferentemente do A7, da Apple, que roda aplicações em 64 bits.
A bateria do Galaxy S5 tem capacidade de 2.800 mAh, o que deve oferecer carga o suficiente para um dia de uso, já que a Samsung informou que o novo smartphone tem 20% mais de autonomia do que o S4.
A Samsung anunciou a câmera do S5 como a "melhor do mercado de smartphones". Ela conta com um sensor de 16 MP e tem autofoco com velocidade de 0.3 segundos, além de gravar vídeos em 4K.
Finalmente há uma função de foco seletivo, que permite três modos de imagens: perto, longe e panorâmico. Durante testes preliminares, o HDR funcionou bem, assim como o foco seletivo, mas será preciso testar a câmera em diversas situações. Para selfies e videochamadas, há uma câmera frontal de 2 MP.
A Samsung deu muito destaque para um dos principais diferenciais do S5: o monitor de batimentos cardíacos, que fica localizado na parte de trás do aparelho, perto da câmera principal. Em testes rápidos, ficamos impressionados quando o aparelho registrou 51 bpm quando o usuário estava em repouso. Será preciso fazer uma análise mais aprofundada para determinar se o sensor é realmente preciso.
Com chip quad core Krait de 2.5GHz e 2 GB de memória RAM, o Galaxy S5 jamais será um aparelho lento. A conectividade também é de primeira linha: Wi-Fi 802.11oc, 4G e uma tecnologia que alia o uso de redes sem fio e redes móveis ao mesmo tempo para acelerar downloads de arquivos com mais de 30 MB. O aparelho também conta com uma melhor eficiência energética, tendo 20% a mais de autonomia de bateria do que o S4, segundo a empresa.
Devido às configurações, construção e potência, o Galaxy S5 sem dúvidas será um dos melhores smartphones de 2014. O concorrente da HTC pode alterar o equilíbrio do mercado, mas o S5 pareceu particularmente poderoso em nossa análise preliminar.