Tecnologia

Vendas de música pela internet ultrapassam US$ 1 bilhão em 2005

Cifra triplicou em relação a 2004. Mercado de toques para celular já representa 40% do faturamento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.

As vendas de músicas digitais legalmente baixadas da internet somaram 1,1 bilhão de dólares no ano passado. A cifra representa praticamente o triplo dos 380 milhões registrados em 2004. O negócio foi impulsionado por três fatores: a maior demanda por toques de celular, a difusão dos tocadores de música digital, e a expansão das lojas virtuais legalizadas.

De acordo com a International Federation of Phonographic Industry (IFPI), que representa mundialmente a indústria fonográfica, os consumidores realizaram 420 milhões de downloads legais em 2005. O volume é 20 vezes maior que o verificado há dois anos. O mercado de músicas digitais já representa 6% do total das receitas das gravadoras. Há dois anos, segundo o IFPI, a participação era praticamente nula.

A federação destaca também a explosão do mercado de ringtones. O ano passado foi praticamente o primeiro em que a música digital se popularizou mundialmente como alternativa para os toques de celular. Apesar do pouco tempo, esse negócio representou 40% de toda a receita de vendas de músicas digitais (clique aqui e leia a íntegra do relatório da IFPI, na versão em inglês).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Foguete da Toyota? Entenda por que a fabricante do Corolla está mirando o espaço

Investimento de US$ 1 bi da Apple não resolve proibição do iPhone 16 na Indonésia

MPF oficia Meta para saber se mudanças na política de checagem de fatos se aplicam ao Brasil

Irmã de Sam Altman acusa CEO de abuso; familia alega preocupações com a saúde mental de Annie Altman