EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h21.
A Intel apresentou um lucro líquido de 2,45 bilhões de dólares no quarto trimestre de 2005, 16% maior que o do mesmo período do ano retrasado. Já seu faturamento aumentou 6%, de 9,59 bilhões para 10,2 bilhões. Embora maiores que os do ano anterior, os resultados despertaram apreensão nos investidores, que enxergam neles sinais de que o mercado de tecnologia pode sofrer uma desaceleração.
O motivo é que os resultados da Intel vieram abaixo do esperado pelos analistas e pela própria empresa. No início de dezembro, a companhia projetava um faturamento entre 10,4 bilhões e 10,6 bilhões de dólares para os últimos três meses do ano. Sua margem bruta deveria ficar perto de 63%, mas o número final foi 61,8%.
Outro ponto que preocupou os especialistas foi a revisão das estimativas para o primeiro trimestre de 2006. A Intel rebaixou a expectativa de receita de 9,7 bilhões de dólares para 9,1 bilhões, cifra inferior aos 10 bilhões projetados pelo mercado. Já sua margem bruta deve cair para 59%.
De acordo com o americano The Wall Street Journal, a Intel responsabilizou a desaceleração das vendas de computadores que usam seus microprocessadores pelos resultados. O diretor financeiro da companhia, Andy Bryant, citou ainda problemas no suprimento de componentes para seus chips como outro fator para o desempenho aquém do esperado. Por último, a Intel sofreu uma concorrência mais acirrada com sua rival Advanced Micro Devices.
No acumulado do ano, a Intel registrou lucro líquido de 8,66 bilhões de dólares, 15% superior ao de 2004. Já as receitas cresceram 13,5%, de 34,2 bilhões para 38,8 bilhões no mesmo período.