EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.
O lucro líquido da Samsung Electronics foi de 2,56 bilhões de wons, o equivalente a 2,6 bilhões de dólares, no quarto trimestre. O resultado é 40% maior que o do terceiro trimestre e surpreendeu os analistas. O desempenho foi sustentado pelo aumento da demanda por telas planas e chips de memória usados em telefones celulares e aparelhos de MP3. No terceiro trimestre, a empresa havia lucrado 1,88 bilhão de wons e, no último trimestre do ano passado, a cifra foi de 1,83 bilhão.
"Conseguimos um forte crescimento no quarto trimestre devido aos saudáveis e sólidos resultados em nossa unidade de computadores e subsidiárias no exterior", disse Chu Wooshik, diretor de Relações com Investidores da Samsung ao jornal britânico Financial Times. "Este é o resultado de nossa competitividade e foco em inovação".
O lucro operacional acumulado no ano, porém, recuou de 12 bilhões de wons, em 2004, para 8 bilhões em 2005. A empresa transformou-se na maior fabricante mundial de telas planas, a segunda mais importante fornecedora de chips e a número três na produção de celulares, após investir bilhões de dólares para assegurar um grau de desenvolvimento tecnológico superior a suas concorrentes. Este mês, também tornou-se uma das quatro companhias asiáticas com valor de mercado superior a 100 bilhão de dólares.