Tecnologia

Mais companhias de tecnologia vão fornecer TI como serviço em 2006

Segundo o IDC, expansão moderada dos gastos com tecnologia da informação e pressão da concorrência movida pelo Google vão obrigar os fornecedores e alterar drasticamente modelos de negócio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.

O próximo ano será um período de crescimento moderado dos gastos em tecnologia de informação (TI). Segundo o instituto de análises IDC, o investimento total em TI em 2006 deve crescer 5,5%. A expansão em 2005, na comparação com o ano passado, será de 6%.

Esse ritmo vai forçar mais companhias de tecnologia a fornecer TI como um serviço, afirma Frank Gens, vice-presidente de pesquisas do IDC. Os fornecedores serão pressionados a decidir-se, definitivamente, pelo desenvolvimento de modelos de negócios que rompam os paradigmas atuais.

A maioria dos líderes do mercado de TI, como Microsoft, IBM, Oracle e SAP, alcançaram tal status mantendo um rígido controle sobre o desenvolvimento de seus produtos. Mas esse modelo de inovação por meio de trabalho solitário é uma "espécie em extinção", diz o IDC.

Gens menciona o "efeito Google" como o motor desse processo. "Um ingrediente crítico que veremos em 2006 será a aceleração da 'inovação aberta' e o fornecimento online de TI como um serviço", afirma. "Tais mudanças forçarão as companhias a realizar uma sondagem completa das próprias entranhas."

Para o IDC, a tendência das aquisições vai continuar em 2006. Este ano viu importantes negócios nessa área, como a fusão da Adobe Systems com a Macromedia e a compra, pelo eBay, da Skype.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025