Exame Logo

Musk fecha parceria com Visa para lançar carteira digital e pagamentos no X

Serviço X Money permitirá transferências entre bancos e pagamentos instantâneos, com previsão de lançamento no 1º trimestre de 2025

(Chesnot/Getty Images)
Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 12h17.

Última atualização em 28 de janeiro de 2025 às 12h45.

A plataforma de rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou nesta terça-feira, 28, o lançamento de uma carteira digital e serviços de pagamentos entre pessoas, em parceria com a Visa. A novidade, chamada de X Money Account, foi revelada pela CEO Linda Yaccarino em uma publicação na própria plataforma.

A parceria com a Visa, maior rede de cartões de crédito dos Estados Unidos, permitirá que usuários movimentem fundos entre contas bancárias tradicionais e suas carteiras digitais, além de realizar pagamentos instantâneos semelhantes aos serviços do Zelle ou Venmo.

Essa é a primeira movimentação concreta da X para criar um ecossistema financeiro integrado à rede social, alinhado à visão de Elon Musk de transformar o X em um “aplicativo para tudo”. Musk, que adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões em 2022, afirmou na época que a meta era permitir que os usuários gerenciassem "todo o seu mundo financeiro" na plataforma.

Veja também

O serviço X Money tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2025. Além disso, novas parcerias financeiras podem ser firmadas para expandir a oferta de serviços, de acordo com uma fonte que pediu anonimato para discutir detalhes internos.

Um dos primeiros casos de uso planejados para o X Money será permitir que criadores de conteúdo aceitem pagamentos diretamente e armazenem fundos na plataforma, sem a necessidade de intermediários financeiros.

Estratégia de Musk para monetização da X

O movimento se alinha à estratégia de Musk de transformar o X em mais do que uma rede social, adicionando funcionalidades que consolidem o engajamento e criem novas fontes de receita.

A integração de pagamentos e transações financeiras é vista como um passo importante para competir com aplicativos multifuncionais, como o chinês WeChat.

Acompanhe tudo sobre:Elon Musk

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame