Tecnologia

Musk anuncia mudanças no X: preços de anúncios baseados no tamanho e remoção de hashtags

Objetivo do CEO é melhorar a experiência do usuário e desestimular anúncios gigantescos

Musk não esclareceu se "Hashmojis" também serão banidos da rede social (Nathan Stirk/Getty Images)

Musk não esclareceu se "Hashmojis" também serão banidos da rede social (Nathan Stirk/Getty Images)

Publicado em 27 de junho de 2025 às 15h42.

Com o foco de volta a suas empresas, Elon Musk tem conseguido recuperar pelo menos parte da confiança dos investidores em seus negócios. A Tesla, por exemplo, registrou alta de mais de 8% no dia seguinte ao lançamento de seu serviço de robotáxi. Agora, para melhorar a experiência dos usuários do X, o CEO anunciou mudanças na rede social.

Publicidades feitas na plataforma passarão a ter preços baseados no tamanho, uma medida com a qual Musk espera desestimular a criação de anúncios gigantes. "𝕏 está mudando para cobrar por anúncios com base no tamanho vertical", escreveu o CEO em uma postagem na própria rede social. "Um anúncio que ocupa toda a tela custará mais do que um anúncio que ocupa um quarto da tela, caso contrário, o incentivo seria criar anúncios gigantes que prejudicam a experiência do usuário."

Desde que profissionais de marketing aprenderam a ocupar quase toda a tela do smartphone com posts mais altos, usuários frequentes do X têm notado o aumento de anúncios com vídeos e imagens desse tipo na plataforma. Carrosséis de imagens e anúncios no formato 1.91:1 são agora a maioria do conteúdo patrocinado nos feeds, substituindo as antigas publicidades em formato 16:9.

O que mais vai mudar no X?

Além da cobrança por anúncios de acordo com seu tamanho, outra mudança importante é a remoção das hashtags dos posts patrocinados no X. Musk anunciou que, a partir desta sexta-feira, 27, esse “pesadelo estético” será proibido em anúncios na plataforma.

No entanto, o CEO não esclareceu se os "Hashmojis" (anteriormente chamados de "Branded Hashtags"), utilizados por empresas como a Apple, também serão incluídos na proibição. Essa dúvida deve ser resolvida em breve, à medida que as mudanças são implementadas.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskTwitterAnúncios publicitáriosPublicidade

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs