Tecnologia

Museu Alemão de Tecnologia ganha robô que guia visitantes

O robô conta com a habilidade de localizar a si mesmo e não necessita de sensores adicionais ou marcas no chão para isso

Robô: ele é capaz de se aproximar das pessoas de maneira autônoma (Divulgação)

Robô: ele é capaz de se aproximar das pessoas de maneira autônoma (Divulgação)

E

EFE

Publicado em 8 de novembro de 2016 às 14h37.

Berlim - Tim, um guia robô que estará à disposição do público a partir desta quarta-feira, é a nova iniciativa do Museu Alemão da Tecnologia para apresentar aos visitantes em Berlim a mostra: "A Rede. Pessoas, Cabos e Fluxo de Dados".

"Olá, sou Tim, o robô do museu, e tenho muita satisfação de guiar você na exposição: 'A Rede'", esta é a forma como este humanoide de 1,50 metros de altura e 75 quilos, que fala inglês e alemão fluente, se apresenta aos visitantes do museu.

O robô, um modelo SCITOS A5 projetado pela companhia alemã MetraLabs, é capaz de se aproximar das pessoas de maneira autônoma, de se comunicar através de uma saída de voz e fazendo gestos com a cabeça, além de interagir como os visitantes por intermédio de uma tela tátil.

Tim conduz os visitantes pela exibição de 1.600 metros quadrados inaugurada em setembro de 2015, uma viagem pelas últimas tecnologias da comunicação e da informação, com uma perspectiva histórica que evidência o desejo de mudança e a busca humana pela conectividade, muito antes do surgimento da internet.

A partir desta quarta, a mostra terá a presença de Tim, que guiará os visitantes para determinados objetos selecionados - como um banheiro inteligente desenvolvido pela RWTH Aachen University e outro setor que mostra a evolução dos videogames - evitando eventuais obstáculos.

"Você pode deixar o caminho livre para mim, por favor", pede Tim no momento em que alguém se coloca em seu caminho e o impossibilita de avançar.

O robô conta com a habilidade de localizar a si mesmo e não necessita de sensores adicionais ou marcas no chão para isso.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaMuseusRobôs

Mais de Tecnologia

Streaming gerou US$ 3,8 bilhões em receitas no 1º trimestre

Por que um objetivo final é chamado de “Santo Graal”?

Comitê da ONU finaliza tratado internacional histórico sobre cibercrime

Justiça proíbe WhatsApp de compartilhar dados de usuários brasileiros com empresas do grupo Meta

Mais na Exame