Tecnologia

Motorista dorme com piloto automático de Tesla ligado

Vídeo publicado no YouTube mostra motorista dormindo enquanto piloto automático de seu Tesla dirige. Empresa diz que sistema não deixa o carro autônomo


	Tesla: empresa alerta que piloto automático não deixa seus carros completamente autônomos
 (Divulgação/Tesla)

Tesla: empresa alerta que piloto automático não deixa seus carros completamente autônomos (Divulgação/Tesla)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 30 de maio de 2016 às 10h37.

São Paulo – Um vídeo publicado no YouTube mostra o que parece ser um motorista dormindo enquanto o piloto automático de seu Tesla faz todo o trabalho duro. É difícil confirmar se a pessoa, de fato, não estava acordada, mas é o que o vídeo indica. Você pode assistir ao vídeo no final deste texto.

Apesar de bastante desenvolvido, o piloto automático presente nos modelos dos veículos Tesla não é um sistema completamente autônomo. Aliás, a própria Tesla já alertou seus clientes sobre isso algumas vezes. Em uma delas, ela foi bem específica, dizendo que não se deve dormir e usar o piloto automático de seus carros.

Com 13 sensores bastante desenvolvidos, o piloto automático da Tesla é capaz de acelerar, frear, mudar de faixas no trânsito e evitar obstáculos. Apesar de extremamente capacitado, ele não é um sistema que permite que o carro trafegue sozinho. Consumidores já relataram alguns problemas, como carros querendo fazer curvas que colocariam outras pessoas em risco.

Estamos sendo especialmente cautelosos nesse palco, disse Elon Musk, CEO e fundador da Tesla em um evento no ano passado. Estamos aconselhando motoristas a manter as mãos nos volantes como precaução. Estamos claramente dizendo que esse não é um caso de abdicação de responsabilidade.

Após a viralização do vídeo do YouTube, o site Tech Insider procurou a Tesla para que a empresa comentasse sobre o vídeo e sobre a atitude do motorista.

No pronunciamento, a Tesla reafirma os pontos que falou repetidas vezes anteriormente.

O piloto automático é tranquilamente o mais avançado sistema do tipo, mas ele não transforma um Tesla em um veículo autônomo e não permite que o motorista abdique de responsabilidade. Desde o lançamento, estamos educamos continuamente os consumidores sobre o uso desse recurso, relembrando-os que eles são responsáveis por permanecerem alertas e presentes enquanto usam o piloto automático e que precisam estar prontos para assumir o controle a qualquer momento.

Veja o vídeo do motorista dormindo abaixo.

https://youtube.com/watch?v=sXls4cdEv7c%3Fshowinfo%3D0

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosElon MuskMontadorasTeslaVeículos

Mais de Tecnologia

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado