São Paulo – Rick Osterloh, presidente da Motorola , desmentiu o boato de que o Moto G e o Moto E não serão mais fabricados. Osterloh afirmou na Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, que os smartphones ainda estarão disponíveis em um “futuro previsível”.
Ele também disse que, tanto o Moto G quanto o Moto E, continuarão a ser vendidos em mercados similares aos que já são comercializados atualmente.
Desde que a Motorola foi adquirida pela Lenovo em outubro de 2014, muitas dúvidas surgiram sobre o futuro de uma das maiores fabricantes de celulares do mundo. Afinal, a união de duas companhias com objetivos similares – a venda de smartphones de baixo custo – pode ser complicada.
Até agora, o pouco que se sabe é que o nome da Motorola irá desaparecer das caixas dos dispositivos. Em breve, os únicos sinais que indicarão que os smartphones são feitos pela Motorola são o clássico logotipo da marca e o nome "Moto By Lenovo", que pode aparecer já novos próximos Moto E e Moto G.
Um exemplo da convergência das duas empresas é a reformulação do design da linha Vibe da Lenovo pela equipe da Motorola. Porém, Osterloh não revelou como a Motorola irá ajudar a empresa chinesa financeiramente.
VR e tablet
Apesar de a Motorola ser uma companhia voltada para o mercado de celulares, ela já se dedicou à fabricação de tablets (alguém se lembra do Xoom e do Xyboard?). No entanto, Osterloh disse na MWC que a Motorola não pretende mais focar seus esforços na criação de tablets. Afinal, a Lenovo já faz aparelhos ótimos para esse segmento.
Quando o assunto é realidade virtual – campo em forte desenvolvimento –, a Motorola também não parece muito interessada. O presidente da companhia afirmou que a Lenovo já possui times totalmente devotos ao assunto e não pretende formar outros.
- 1. MWC 2016
1 /12(Getty Images)
São Paulo – A feira de tecnologia móvel
Mobile World Congress foi realizada nesta semana em Barcelona, na Espanha. No evento, diversas empresas de tecnologia aproveitaram a atenção da imprensa mundial para apresentar seus novos gadgets, entre elas,
LG e
Samsung . Essas duas fabricantes revelaram seus smartphones topo de linha, que têm uma tecnologia de tela sempre ativa. Confira a seguir os gadgets que mais chamaram a atenção durante a Mobile World Congress 2016.
2. LG G5 2 /12(Divulgação/LG)
A LG anunciou o G5, um smartphone com configuração topo de linha e alguns recursos exclusivos. Dois pontos se destacam no produto. O primeiro é o fato de haver as duas câmeras traseiras, de 8 MP e 16 MP, que servem para registrar imagens de paisagens e retratos com boa qualidade, segundo a fabricante. O segundo é que o gadget é modular. Como tem corpo de metal, não mais de plástico como no antecessor G4, a LG teve que buscar uma maneira diferente de manter a bateria removível (característica que a empresa constantemente destaca em suas campanhas de marketing). A solução foi colocar a bateria em uma espécie de gaveta, na parte debaixo do aparelho. Isso também deu a oportunidade de a LG criar acessórios que podem ser acoplados nesse Magic Slot, como a companhia chama essa gaveta. O smartphone G5, portanto, pode se transformar em óculos de realidade virtual, câmera digital, reprodutor de músicas de alta qualidade, entre outros dispositivos. O produto tem chipset Snapdragon 820 com processador quad-core, 4 GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento interno, suporte para cartões microSD de até 2 TB, 4G e Android Marshmallow.
3. Samsung Galaxy S7 3 /12(Divulgação/Samsung)
A Samsung trouxe ao mercado mundial dois integrantes da família Galaxy S, que chega agora à sua sétima geração. Assim como na edição anterior, a empresa apresentou uma versão com tela plana, chamada Galaxy S7, e outra com tela com bordas curvas, que leva o nome de Galaxy S7 edge. O smartphone tem proteção contra água e poeira e suporte para cartões microSD de até 200 GB. Essas características foram abandonadas pela Samsung com a mudança de design que aconteceu entre o Galaxy S5 e o Galaxy S6, no ano passado. Agora, a empresa diz ter encontrado uma forma de trazê-las de volta. O Galaxy S7 tem tela de 5,1 polegadas, enquanto a da versão edge tem 5,5 polegadas. Ambas contam com resolução Quad HD. A bateria também varia de acordo com o tamanho dos produtos. Por isso, o S7 tem bateria com capacidade de 3.000 mAh e o edge tem 3.600 mAh. As demais configurações são as mesmas: chipset Snapdragon 820 ou Exynos 8890 (varia de país para país), memória RAM de 4 GB, 32 ou 64 GB de armazenamento interno, 4G e sistema Android Marshmallow.
4. HP Elite X3 4 /12(Divulgação/HP)
O novo smartphone da HP se chama Elite X3 e tem foco no mercado corporativo. O gadget tem tela de 6 polegadas com resolução Quad HD (2.560 por 1.440 pixels), chipset Snapdragon 820 com CPU quad-core de 2,15 GHz, 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno, suporte para cartões microSD de até 2 TB e uma bateria de 4.150 mAh. As câmeras do Elite X3 são de 16 MP e 8 MP, e há um sensor de impressões digitais, além de proteção contra a entrada de água e poeira, segundo a certificação IP67.
5. Oppo Super Vooc 5 /12(Divulgação/Oppo)
Fabricante chinesa de smartphones, a Oppo apresentou uma tecnologia que permite recarregar a bateria de smartphones em 15 minutos. Ela é chamada de Super Vooc e será exclusiva dos aparelhos da marca. Para atingir essa velocidade de recarga em um dispositivo com bateria de capacidade de 2.500 mAh, como informa a empresa, é preciso usar um cabo especial e um carregador Super Vooc Flash. Nem mesmo a tecnologia Quick Charge 3.0 da Qualcomm, presente no chipset Snapdragon 820, pode ser tão veloz. A Qualcomm promete 80% de carga após o smartphone passar 35 minutos ligado a uma tomada. A tecnologia da Oppo, porém, ainda é experimental.
6. Samsung 4G em carros 6 /12(Divulgação/Samsung)
De olho nos carros conectados, a Samsung apresentou um gadget que dá internet 4G para veículos mais antigos. Chamado Samsung Connect Auto, o aparelho roda sistema Tizen, como as TVs e relógios da marca, e deve ser plugado a uma porta OBD-II – presente na maioria dos automóveis lançados nos últimos 20 anos. Essa conexão fica abaixo do volante, mas não é usada normalmente por motoristas. Ela serve para que funcionários de assistências técnicas realizem análises no sistema elétrico dos veículos. O gadget também pode monitorar o funcionamento do sistema elétrico do carro, bem como gerar dados sobre o consumo de combustível e hábitos de condução. O Auto Connect, por ora, é um produto com foco no mercado norte-americano.
7. Microsoft Lumia 650 7 /12(Divulgação/Microsoft)
Pouco antes da MWC, a Microsoft anunciou a família Lumia 650. O aparelho conta com configuração mais modesta do que o topo de linha Lumia 950, mas já vem com o Windows 10 Mobile, a versão mais recente do software da fabricante. O gadget tem tela de 5 polegadas com tecnologia Amoled e resolução HD, chipset Snapdragon 212 com CPU quad-core de 1,3 GHz, memória RAM de 1 GB, armazenamento interno de 16 GB, suporte para cartões microSD de até 200 GB, bateria de 2.000 mAh e câmeras de 8 MP e 5 MP. O Lumia 650, que funciona em redes 4G, sairá por 200 dólares nos Estados Unidos.
8. Xiaomi Mi5 8 /12(Divulgação/Xiaomi)
A Xiaomi apresentou durante a Mobile World Congress o seu novo celular premium. O Mi 5 tem o mesmo chipset do Samsung Galaxy S7 e do LG G5, o Snapdragon 820 quad-core de 2,15 GHz, e também conta com memória RAM de 4 GB. Seu diferencial é ter 128 GB de armazenamento interno – algo raro entre aparelhos com sistema Android. Com essa configuração, o produto custará 413 dólares (haverá versões mais baratas com processadores menos potentes) e terá uma câmera principal com estabilização óptica de quatro eixos. Isso deve garantir fotos nítidas mesmo que o usuário trema um pouco ao registrar as imagens, que podem ter até 16 MP.
9. LG Rolling Bot 9 /12(Divulgação/LG)
A LG apresentou um pequeno robô que pode ser controlado com o smartphone G5. O Rolling Bot tem laser e se move de maneira vagarosa. Ele serve para monitorar a sua casa, ao mesmo tempo que é um apetrecho para entretenimento de bichos de estimação, como cães ou gatos. O robô manda imagens em tempo real para o smartphone G5 e pode ainda controlar ar-condicionado, aparelhos de som ou TVs remotamente. Para brincar com o animal de estimação, o dono pode transmitir sua voz à distância.
10. Sony Xperia X Performance 10 /12(Divulgação/Sony)
A Sony anunciou a Xperia X como sua nova família de smartphones topo de linha. O principal integrante é o Xperia X Performance. Ele tem chipset Snapdragon 820 com processador quad-core, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno, suporte para cartões microSD de até 200 GB, tela de 5 polegadas com resolução Full HD e sistema Android Marshmallow. Suas câmeras são de 23 e 13 MP, ou seja, são as de maior capacidade, em termos de megapixels, entre os smartphones atuais.
11. Oral-B Genius 11 /12(Divulgação/Oral-B)
A Oral-B apresentou uma escova de dentes chamada Genius, que tem Bluetooth e se conecta a smartphones por meio de um aplicativo. Ele oferece informações relacionadas à escovação, como o tempo recomendado – dois minutos – e as áreas que requerem mais limpeza. Para monitorar a escovação, é preciso abrir o app e colocar o smartphone em um suporte, que deve ser grudado ao espelho do banheiro.
12. Quer mais produtos? 12 /12(Reuters)