Tecnologia

Morre Joseph Lechleider, inventor da conexão DSL

O engenheiro americano foi o primeiro a provar que era possível enviar sinais de banda larga através das linhas telefônicas convencionais

Morre Joseph Lechleider, inventor da conexão ADSL (Divulgação)

Morre Joseph Lechleider, inventor da conexão ADSL (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2015 às 12h21.

Joseph Lechleider, a primeira pessoa a provar que era possível enviar sinais de banda larga através das linhas telefônicas convencionais, morreu aos 82 anos nos Estados Unidos.

Lechleider trabalhava na Bellcore, uma empresa de pesquisa formada por ex-funcionários da AT&T em 1982. Sua pesquisa durante os anos 1980 se mostraria fundamental para criar a tecnologia que as operadoras de telefone precisavam para oferecer anos depois internet de alta-velocidade, a chamada conexão DSL.

Durante os anos 1980, as operadoras tentavam entender como usar as redes telefônicas existentes para outros usos além da transmissão de voz. O crescimento da internet comercial ainda não era certo e as empresas de TV a cabo cobriam apenas uma pequena parte dos Estados Unidos. Como todos os americanos tinham uma linha de telefone em casa, as operadoras tinham uma vantagem, mas não sabiam o que fazer com ela.

O trabalho de Lechleider permitia o uso de velocidades variáveis (como downloads mais rápidos e uploads mais lentos) para utilizar os fios de forma mais eficaz. Até Lechleider, tanto a velocidade de upload como a de download eram iguais, travando as linhas. A implementação desse sistema ficaria conhecida como Asymmetric Digital Subscriber Line, ou ADSL.

Joseph Lechleider morreu em 18 de abril, mas sua morte foi divulgada apenas nesta segunda-feira (4). Agradeça a ele toda vez que enxergar a luz DSL de seu modem piscando.

Fonte: New York Times

Acompanhe tudo sobre:INFOInternet

Mais de Tecnologia

Apple pode lançar nova versão de iPhone de baixo custo em 2025

Contas sobre política no Instagram tiveram queda de 65% das visualizações

Por que o Hacktown é diferente de qualquer outro evento de inovação

Como será o iPhone 16? Rumores apontam para atualizações modestas

Mais na Exame