Tecnologia

Moeda Coinye troca símbolo em resposta a ameaças de Kanye West

Cartas de 'cease-and-desist' pediam que criadores abandonassem a ideia, pois estariam violando direitos autorais; novo símbolo ainda não está desassociado do rapper

coinye (Reprodução)

coinye (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2014 às 15h10.

A moeda criptográfica Coinye, inspirada no rapper Kanye West, não terá mais um desenho do rosto do músico como símbolo. Em seu lugar ficará a ilustração de um peixe de óculos escuros, uma mudança motivada por pedidos de “cease-and-desist” enviados pelos advogados do cantor.

A alteração acontece pouco depois de essas cartas ameaçadoras chegaram aos criadores do dinheiro criptográfico. Segundo o site ArsTechnica, os documentos pediam a eles que abandonassem a ideia de criar algo que usa o rosto do rapper norte-americano, sob o argumento de que estariam infringindo direitos autorais. Se a desistência não viesse, os desenvolvedores poderiam sofrer uma ação legal e visitar um tribunal.

O efeito das “ameaças”, no entanto, foi o contrário, e ainda motivou a troca de nome – agora, em vez de Coinye West, a moeda alternativa passou a se chamar apenas Coinye. As mudanças feitas pelos responsáveis ainda vieram acompanhadas de uma carta de “cease-and-desist” destinada aos advogados de Kanye West.

Segundo ela, menções ao rapper foram removidas e trocadas por outras que fazem referência a um meio-peixe-meio-homem de óculos escuros, de forma a acabar com eventuais associações entre o cantor e o dinheiro alternativo. Justamente por isso, os responsáveis pela Coinye esperam que ambos os lados cheguem a um consenso e que o assédio vindo do lado do rapper West se encerre.

O animal-humano, no entanto, não deixa de ser uma referência ao cantor. Ele aparece em um episódio do desenho South Park, cuja trama surreal envolve fishsticks (palitos de peixe), uma piada sobre peixes homossexuais e Kanye West se tornando um animal igual ao da moeda. Por causa disso – e dos óculos iguais aos do músico que o bicho usa –, não dá para saber se os advogados encerrarão ou não os pedidos de desistência.

Lançamento – Independentemente das cartas, a Coinye já entrou em circulação, e as carteiras virtuais para Windows e Mac podem ser baixadas no site oficial. Se tudo der certo, serviços de troca deverão estrear em breve, e atualizações aos programas estão sendo feitas constantemente para acabar com as instabilidades. 

Acompanhe tudo sobre:BitcoinEntretenimentoINFOInternetServiços

Mais de Tecnologia

Huawei mira 100 mil aplicativos para sistema operacional Harmony em 2024

App espião de WhatsApp: entenda como funciona e saiba identificar

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Como melhorar o sinal Wi-Fi em casa?