Tecnologia

Microsoft lança Windows Phone para bater Google e Apple

Empresa espera que novo sistema permita entrar no mercado dominado por rivais

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, na apresentação do novo Windows Phone

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, na apresentação do novo Windows Phone

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 06h58.

São Paulo - De olho nos avanços de Google e Apple no mercado de smartphones, a Microsoft apresentou nesta segunda-feira, em Nova York, o Windows Phone 7. O novo sistema operacional, que estará à venda inicialmente nos EUA, na Europa e na Ásia, chega atrasado mas com a habitual estratégia de iniciar um confronto no segmento.

Sem o mesmo fascínio que toma conta das coletivas de imprensa da Apple, a Microsoft divulgou as primeiras marcas que irão comercializar o aparelho com o sistema operacional. Ao todo, serão nove smartphones fabricados por Samsung, Dell, HTC e LG. Os novos smartphones chegam à Europa e à Ásia no próximo dia 21, e aos EUA apenas em novembro. Ainda não há previsão de alcançar o mercado brasileiro.

Os novos modelos são integrados com programas populares da Microsoft, como Xbox LIVE, Microsoft Office Mobile, Zune, Windows Live e Bing. Para Steve Ballmer, presidente da companhia, o diferencial é o foco na experiência do usuário e "no que as pessoas realmente querem usar em um telefone".

Nova aposta 

O Windows Phone 7 é considerado a grande aposta da gigante de softwares para começar a ampliar seu terreno no mercado de telefonia móvel. O Windows Mobile, atual sistema da empresa, é alvo de críticas e já foi ultrapassado por concorrentes como o iOS (Apple), Android (Google), Symbian 3 (Nokia) e BlackBerry OS 6 (BlackBerry).

A expectativa em torno do produto é tão grande que, no mês passado, funcionários da empresa promoveram o enterro simbólico do iPhone na sede da companhia, em Redmond (EUA). O encontro bizarro - uma cópia do clipe Thriller, de Michael Jackson - marcou a conclusão do sistema operacional e mostrou o desejo da empresa em renascer em um mercado tão competitivo.

No entanto, ainda não há motivos para festa. Segundo pesquisa da consultoria Gartner divulgada em maio, o Windows tem apenas 5% do mercado global de smartphones. O Symbian continua sendo o sistema operacional mais usado em celulares, com 44,3% do mercado, seguido por Blackberry, Android e iPhone.

Leia mais sobre celulares

Siga as últimas notícias de Tecnologia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria digitalIndústria eletroeletrônicaMicrosoftSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia